
O momento da entrevista de emprego deixa nervoso até mesmo os profissionais mais calejados que estão acostumados com a rotina presente em grande parte da vida profissional das pessoas no mundo. Falar a verdade é sempre indicado. Não tente medir forças psicológicas com os entrevistadores que possuem longos anos de estudo para vencer a disputa. Conheça dez regras para se destacar na entrevista de emprego.
Currículo: O primeiro passo começa com a elaboração de currículos com qualidade. Utilize apenas 01 folha. Coloque nome, telefone, objetivos, experiência acadêmica e profissional. Elabore informações sucintas como se fossem pequenos índices indicativos. Explique maiores informações no momento das entrevistas, pessoalmente.
Carta de Recomendação: Deve ser solicitada ao antigo contratante. Ou seja, quem trabalhou de forma qualificada possui maiores chances de conquistar a epistola. Empregadores não podem indicar funcionários de forma falsa, correndo risco inclusive de serem processados pelas futuras empresas empregadoras.
Primeiro contato do contratante: Realizado via telefone, poucas vezes há comunicação somente via e-mail por causa da baixa credibilidade do correio eletrônico para assuntos sérios. Esteja preparado. Selecionadores começam a medir as capacidades do empregado logo no momento inicial.
Informações da empresa: Sempre aconselhável estudar algumas informações disponíveis na internet. Com a proliferação da web são feitas rápidas pesquisas com bastante conteúdo informativo.
Vestuário: Não seja vulgar ou desleixado. Na dúvida, a tendência fica no estilo formal, cores escuras e tecido limpo. Às vezes o conjunto mal elaborado pode decretar o fim das chances de conquistar a vaga.
Recepção: Necessário chegar com dez minutos de antecedência. Muito cedo pode simbolizar nervosismo ao passo que atraso é medido como desleixo ou falta de compromisso profissional. Preencha as fichas, nelas devem ser colocados os números dos documentos, dispensáveis dentro do currículo.
Sala de entrevistas: O momento de sentar em frente do selecionador é sempre angustiante mesmo aos profissionais mais calejados. Hora de falar a verdade e expor todos os pontos do currículo de forma clara e objetiva. Saiba maiores informações no artigo: Valor da sinceridade na entrevista de emprego.
Testes: É natural existirem baterias de testes, principalmente aos cargos com maiores renumerações que ao mesmo tempo demandam mais preparo e experiência profissional.
Contato com outros candidatos: Seja amistoso com todos ao redor, mesmo entre os concorrentes. Ficar quieto pode simboliza personalidade não comunicativa.
Conhecimentos Gerais: Algumas vezes o nível de sabedoria é medido em provas objetivas ou mesmo de forma oral. Fique atualizado pelo menos assistindo os principais telejornais.
Leia mais:
- Dicas de livros acadêmicos sobre entrevista de emprego
- Como se apresentar numa entrevista de emprego