
E um dos fatores que mais contribuem não ser mais um é saber fazer com que os outros “comprem” seu projeto por vontade própria. Essa habilidade tem um nome: persuasão.
Muitos dos grandes líderes nasceram com ela, mas com algum esforço e sensatez também é possível desenvolvê-la, basta prestar atenção em alguns fatores:
Entenda de verdade seus pares
Para fazer com que a sua ideia seja apoiada por seus colegas de trabalho, eles realmente precisam acreditar na sua validade e viabilidade, e você só saberá disso conhecendo-os de forma mais aprofundada.
Não há outra forma: o diálogo é essencial: converse, saiba mais sobre cada um da sua equipe. O que a pessoa gosta, quais ideias geralmente costuma apoiar, seus sonhos, suas aspirações etc. E, a partir disso, tente encaixar suas ideias na proposta que você tem em mente.
Na maioria das vezes você usará argumentos diferentes para cada um dos seus colegas, porque cada um tem suas necessidades. O importante é fazer com que eles se identifiquem com o seu plano.
Domine a fala
Saber como conversar, em alguns casos, pode ser mais vantajoso do que o conteúdo da ideia em si. A entonação e ênfases certas podem seduzir os ouvidos de seus ouvintes e, quando feitas do jeito certo, ajudam a fazê-los entrar no mesmo espírito que você e torna a aceitação mais fácil.
Se acha que precisa melhorar essa técnica, procure um fonoaudiologista, treine exercícios de respiração e faça cursos de oratória. Eles te ajudaram a desenvolver essa habilidade, que pode fazer a diferença em vários aspectos da vida.
Saiba de fato por que você deseja persuadir alguém
Para conseguir convencer o outro, você precisa estar completamente convencido. Pesquise sobre o seu projeto, entenda os riscos e oportunidades que ele trará e veja como cada um dos seus colegas pode colaborar com o projeto.
Ao ir falar com cada um, tenha em mente o papel que essa pessoa virá a executar e deixe-a vislumbrar um pouco da sua ideia, para criar familiaridade e instigando-a a fazer parte do time. Lembre-se que a confiança é algo difícil de conseguir, então não a desperdice com sugestões mal desenvolvidas.
Foto: wordpress.halftail.com