
Cidade de São Paulo é conhecida como ótima para motoristas ganharem dinheiro. Os pontos mais cobiçados estão situados nos dois grandes aeroportos, locais nos quais motoristas tiram pelo menos R$ 10 mil mensais trabalhando em jornadas de 36h semanais. Interessante notar que para ser taxista em São Paulo não precisa estar cadastrado no sindicato da categoria, mas necessita portar o CONDUTAX. Veja como ser taxista em São Paulo.
A primeira busca está na Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito; Deve estar no prazo de vencimento e não portar mais do que vinte pontos, limite máximo para a Carteira estar considerada inválida. Momento no qual é necessário recuperar o documento depois de entrevistas realizadas com delegados do trânsito no DETRAN (Departamento de Transporte Público).
Os condutores precisam conquistar o CONDUTAX: Cadastro oficial que não pode ser transferível sob nenhuma hipótese que condiciona o cidadão para exercer a atividade de motorista de aluguel. Em 2010 eram contabilizados quase 58 mil ativos. O Alvará de Estacionamento (livre ou privativo) também representa outra condição indispensável para seguir guiando regularmente.
Para retirar o CONDUTAX os interessados devem seguir ao DTP (Departamento de Transporte Público) junto com os documentos necessários e pagar o preço da expedição que tem mesmo valor da renovação em épocas atuais.
Dura no máximo cinco anos ou até o período de reanimação da CNH. Os taxistas devem apresentar também o certificado do Curso de Treinamento e Orientação, feito em escolas cadastradas no DTP.
Documentos necessários (CONDUTAX)
- OBS: Necessário trazer os documentos originais acrescidos de uma cópia.
- CPF
- RG
- CNH
- Comprovante de Residência
- Certificado de Distribuição Criminal em São Paulo
- Certificado de Conclusão para Motoristas de táxi
- Certidão da Vara de Execuções em São Paulo concedida pelo DECRIN.
Regras do Alvará
Necessita ser renovado pelo menos uma vez por ano. Três anos sem renovação deixa o documento caduco de forma vitalícia, ou seja, os condutores perdem o alvará que não é emitido de forma fácil. Somente a prefeitura pode liberar novas licenças do gênero. Não habilitados precisam procurar algum detentor que esteja interessado em transferir o alvará.
01 taxi para 02 motoristas
Desde 2008 há novas regras para um taxi ser usado por duas ou mais pessoas. A solicitação precisa ser feita no DTP, mesmo órgão incumbido de fiscalizar as condições dos veículos de aluguel. Quem possui reclamação contra taxistas em São Paulo precisa realizar a queixa pessoalmente no DTP.
Fonte: Prefeitura.sp.gov.br
Foto: topcarnoticias.blogspot.com.es
acacio
15 julho, 2013 at 6:41 pm
onde devo ir para fazer condutaxi
Anderson dos Santos Alves
10 setembro, 2016 at 6:25 pm
quero me torna um taxista