Home Profissões Como ser taxista em São Paulo?

Como ser taxista em São Paulo?

4 min read
3
Veja como ser taxista em São Paulo
Veja como ser taxista em São Paulo

Cidade de São Paulo é conhecida como ótima para motoristas ganharem dinheiro. Os pontos mais cobiçados estão situados nos dois grandes aeroportos, locais nos quais motoristas tiram pelo menos R$ 10 mil mensais trabalhando em jornadas de 36h semanais. Interessante notar que para ser taxista em São Paulo não precisa estar cadastrado no sindicato da categoria, mas necessita portar o CONDUTAX. Veja como ser taxista em São Paulo.

A primeira busca está na Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito; Deve estar no prazo de vencimento e não portar mais do que vinte pontos, limite máximo para a Carteira estar considerada inválida. Momento no qual é necessário recuperar o documento depois de entrevistas realizadas com delegados do trânsito no DETRAN (Departamento de Transporte Público).

Os condutores precisam conquistar o CONDUTAX: Cadastro oficial que não pode ser transferível sob nenhuma hipótese que condiciona o cidadão para exercer a atividade de motorista de aluguel. Em 2010 eram contabilizados quase 58 mil ativos. O Alvará de Estacionamento (livre ou privativo) também representa outra condição indispensável para seguir guiando regularmente.

Para retirar o CONDUTAX os interessados devem seguir ao DTP (Departamento de Transporte Público) junto com os documentos necessários e pagar o preço da expedição que tem mesmo valor da renovação em épocas atuais.

Dura no máximo cinco anos ou até o período de reanimação da CNH. Os taxistas devem apresentar também o certificado do Curso de Treinamento e Orientação, feito em escolas cadastradas no DTP.

Documentos necessários (CONDUTAX)

  • OBS: Necessário trazer os documentos originais acrescidos de uma cópia.
  • CPF
  • RG
  • CNH
  • Comprovante de Residência
  • Certificado de Distribuição Criminal em São Paulo
  • Certificado de Conclusão para Motoristas de táxi
  • Certidão da Vara de Execuções em São Paulo concedida pelo DECRIN.

Regras do Alvará

Necessita ser renovado pelo menos uma vez por ano. Três anos sem renovação deixa o documento caduco de forma vitalícia, ou seja, os condutores perdem o alvará que não é emitido de forma fácil. Somente a prefeitura pode liberar novas licenças do gênero. Não habilitados precisam procurar algum detentor que esteja interessado em transferir o alvará.

01 taxi para 02 motoristas

Desde 2008 há novas regras para um taxi ser usado por duas ou mais pessoas. A solicitação precisa ser feita no DTP, mesmo órgão incumbido de fiscalizar as condições dos veículos de aluguel. Quem possui reclamação contra taxistas em São Paulo precisa realizar a queixa pessoalmente no DTP.

Fonte: Prefeitura.sp.gov.br
Foto: topcarnoticias.blogspot.com.es

3 Comments

  1. acacio

    15 julho, 2013 at 6:41 pm

    onde devo ir para fazer condutaxi

    Reply

  2. Anderson dos Santos Alves

    10 setembro, 2016 at 6:25 pm

    quero me torna um taxista

    Reply

  3. Fábio Moraes

    13 outubro, 2016 at 6:03 pm

    Boa noite!
    Sou aposentado e gostaria de saber se posso ser taxista sem ter problemas com meu benefício, uma vez que quero muito complementar minha renda familiar.
    Aguardo contato
    Muito obrigado
    Att
    Fábio Moraes

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…