
É uma atitude que exige muita disciplina e autocorreção, mas pode ajudar, e muito, a quem realmente deseja aprimorar seu lado estratégico:
Programe menos interrupções: muitas vezes nós mesmos nos sabotamos sem perceber. Por exemplo, você já parou para pensar em quantas vezes você levanta para tomar um café, bater um papo ou navegar na internet?
Não que estas atividades sejam totalmente proibidas, mas o ideal é que elas sejam realizadas no momento em que você tiver concluído uma tarefa e antes de iniciar a próxima. Assim o pensamento consegue fluir sem “quebras de atenção” e o seu rendimento tende a melhorar.
Saiba delegar: concentrar tarefas é uma atitude que, mais cedo ou mais tarde, trará prejuízos para o profissional. Entregar a quem está sob seu comando tarefas mais estratégicas ou que demandem maior planejamento, além de ser uma prova de confiança e demonstrar que você se interessa pelo desenvolvimento da sua equipe, também te ajudam a focar no que é realmente importante.
Ensine: a conta é simples. Muitas vezes somos interrompidos por perguntas ou demandas de importância mediana, mas que precisam ser executadas por nós já que ninguém mais sabe como fazê-las.
Ao ensinar quem está ao seu redor todo o modus operandi do dia a dia você será muito menos interrompido e ainda ganhará fama de bom chefe entre seus subordinados.
Priorize suas atividades: durante uma semana, faça uma planilha marcando a que horas você foi interrompido e, a partir disso, construa um planejamento de tempo levando em conta os horários em que você consegue trabalhar por longos períodos de tempo e as tarefas rotineiras que exigem mais tempo ou pensamento para serem executadas.
Deixe as mais automáticas para os momentos em que você for mais interrompido e as estratégicas para os minutos de paz e sossego.
Concentre-se: ao sentar-se em um computador para fazer uma tarefa, coloque todo o seu foco nela. Tire da frente tudo o que possa te atrapalhar (abas de internet, música, revistas etc) e dedique seus minutos à conclusão do que você está fazendo. É muito provável que, após algum tempo, tanto sua produtividade como a qualidade do que lhe foi entregue aumente de forma perceptível.
Foto: itmaquiagem.blogspot.com