
E que tal começar investindo no seu networking?
Lembre-se que o significado dessa palavra vai muito além daquele grupo de amigos para quem você pode pedir emprego se for demitido: networking é uma rede de relacionamentos que te possibilita tanto trocar informações e indicações como conhecer cases e pessoas relevantes na sua área de atuação.
Cultivar essa rede é uma opção que agrega tanto no dia-a-dia corporativo como no modo como você é percebido no mercado de trabalho, fator essencial para a sua ascensão profissional: lembre-se que muitas vezes uma atitude que transmita confiança e expertise se torna mais decisiva que a técnica operacional por si só.
Quer fazer diferente e se destacar nesse ano? Confira algumas dicas:
Compartilhe conhecimento. Muitos profissionais acham que, ao dividir o que sabem aos mais novos ou aos seus pares é como “entregar o ouro ao bandido”, uma ideia totalmente equivocada: de que forma você poderá ser visto como um profissional de grande conhecimento e habilidades se as esconde longe das vistas dos outros?
Leu algum artigo legal, soube de um curso interessante ou alguma dica do mercado que pode influenciar no modo de trabalho de todos? Seja o primeiro a avisar: desse modo você ficará conhecido como “o senhor da informação”, alguém a quem recorrer tanto para perguntas técnicas como para consultoria sobre a área.
Invista em si mesmo: o modo como esse investimento será realizado vai depender de uma avaliação sua sobre o estágio em que sua carreira se encontra, mas não tenha dúvida: sempre há algo para aprender.
Seja um curso de idiomas, um seminário, um curso aleatório ou uma pós-graduação, o importante é identificar quais aspectos você pode melhorar através do estudo e se empenhar e melhorá-los.
Complete seu perfil no LinkedIn: das 200 milhões de pessoas espalhas pelo mundo que possuem um perfil da rede social, o Brasil abriga 13 milhões de usuários, tornando o país um dos cinco mercados com maior número de associados.
Essa posição acaba chamando a atenção das empresas de RH e headhunters, que veem na plataforma um modo mais rápido, barato e eficiente de encontrar os profissionais necessários para ocupar uma vaga em aberto.
Aproveite esse bom momento e invista no seu perfil: atualize suas informações, acrescente os espaços faltantes e participe de grupos que possam ser interessantes para o seu crescimento profissional.
Foto: viidestaso.wordpress.com