
O Centro de Integração Empresa-Escola, mais conhecido como CIEE, ajuda tanto quem ainda está no Ensino Médio como os universitários a conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Implantado no ano de 1965, ele é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha com o objetivo de auxiliar os jovens brasileiros a conseguirem qualificação profissional por meio de estágios monitorados.
A partir de um cadastro feito pelo estudante, o órgão seleciona possíveis vagas de estágio que possam interessá-lo e, caso a empresa deseje contratar o jovem, faz a ponte entre ambos, produzindo o contrato de trabalho e demais benefícios, além de certificar-se de que durante o tempo de estágio o universitário lide com demandas relacionadas à sua futura profissão e cumpra apenas a carga horária definida para cada dia de trabalho, que gira em torno de seis horas.
Para que o jovem encontre um trabalho que se enquadre mais às suas habilidade, a instituição promove na área de registro de cada usuário pequenos testes que podem ser feitos para certificar que o aluno já domine certos rudimentos básicos, como noções de informática, língua portuguesa e inglês, por exemplo.
O que facilita a tarefa das empresas durante a busca por um futuro profissional que possa executar as tarefas designadas, pois como ele já demonstra em que nível está seu desempenho nestas tarefas, a empresa consegue ter de antemão a noção sobre quem tem mais chances de ser contratado, otimizando o tempo de seleção.
Incentivo ao aprendizado
Em sua biblioteca é possível aprender desde noções gramaticais até a estudos sobre diversas áreas do mercado nacional, como forma de orientar os jovens na escolha de sua futura graduação.
Educação à distância
O CIEE também desempenha um papel fundamental na capacitação dos jovens para o mercado de trabalho: ele disponibiliza cursos on-line que abordam desde dicas sobre como se portar durante uma entrevista de emprego até aulas de atualização gramatical ou mesmo produção de trabalhos em Flash, agregando conhecimento à vida de diversos jovens.
Um dos pioneiros na implantação do método de Educação à Distância (EAD), as aulas são direcionadas para o aprendizado do aluno, que só é promovido a um nível mais avançado após passar por avaliações que demonstre seu aprendizado na técnica ensinada.