Home Notícias trabalho Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE)

Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE)

4 min read
0
Conheça informações atuais sobre o CONJUVE
Conheça informações atuais sobre o CONJUVE

Os jovens sofrem para entrar no mercado de trabalho. Pouca experiência e preparo pode simbolizar longo período sem emprego, principalmente em épocas de crise mundial na qual a geração de emprego no país cresce em números ligeiros. País que não prepara a sua juventude para assumir posições do mercado correm sérios riscos na economia futura.

Se os mais novos não têm emprego ou estão despreparados, como vai ficar o futuro da atual sexta maior economia do mundo? Conheça informações atuais sobre o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). Solenidade de posse trouxe discurso de Brizola Neto.

O que é CONJUVE?

Criado no ano de 2005 tem incumbência de formular e apontar diretrizes relacionadas com políticas públicas aos jovens na esfera do trabalho. Brasil está entre as poucas nações que possuem centro reservado especificamente para este setor importante no mercado de trabalho de forma geral.

Desenvolve estudos que visam traçar a realidade dos jovens em aspectos socioeconômicos, realizando inclusive o intercambio entre jovens nacionais e internacionais. Compostos por diversos membros da sociedade civil e governo federal.

Atualidades

No início de março deste ano aconteceu a solenidade de posse do Conselho Administrativo que contou com a presença de diversos líderes do governo. Entre elas estava o ministro do Trabalho, Brizola Neto, afirmando que “o dia do trabalhador foi comemorado com pleno emprego. E esse emprego, crescente, é o que consegue afirmar os direitos e garantias sociais, seja em relação aos negros, mulheres ou à juventude; Quando olhamos os indicadores socioeconômicos, vimos que o que segrega é a questão etária. É importante a interação entre os ministérios para que se crie um caminho para construção de políticas para a juventude”.

Governo critica a iniciativa dos empregadores que enxergam na faixa etária grande problemática para efetuar contratação na atualidade. Em épocas de crise mundial os donos dos meios de produções possuem receio no emprego de trabalhadores que não possuem experiência. A contratação formal está cada vez mais custosa e por causa deste fato o cenário possui poucas chances de melhorar em curto prazo.

O trabalho está entre os principais diálogos da atualidade, sendo o Ministério do Trabalho e Emprego responsável direto por criar iniciativas que aumentem as ofertas de trabalho aos mais jovens que correm sério risco de traumatização vitalícia por causa da baixa geração de emprego direcionado para a faixa etária. Manter o nível de emprego entre os mais jovens representa a missão mais difícil do MTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…