Home Notícias trabalho Crescimento das autorizações de trabalho para estrangeiros

Crescimento das autorizações de trabalho para estrangeiros

4 min read
0
Aumento das autorizações de trabalho para estrangeiros
Aumento das autorizações de trabalho para estrangeiros

O Brasil está entre os países com maior índice de estrangeiros que buscam emprego fora das nações de origem para escapar da crise mundial. Existem setores preenchidos por estrangeiros principalmente pela falta de trabalhadores brasileiros preparados para exercerem as funções, somente com estas condições do MTE autoriza contratação estrangeira.  Primeiro trimestre aponta para aumento de 31% no alvará para trabalhar se comparados dados do ano passado.

Visto de até 90 dias para instalação de equipamentos e o aumento dos vistos humanitários concedidos aos haitianos representam principais motivações para o aumento da atualidade. No primeiro trimestre foram concedidas 17.081 autorizações para trabalhadores estrangeiros, mais de trinta por cento do valor do primeiro trimestre de 2011.

Somente os alvarás temporários obtiveram aumento total de 14.830, sendo quase 06 mil para prazos de até noventa dias. Especialistas afirmam que o aumento da modalidade de trabalho aconteceu pelos juros baixos da atualidade que aumenta o investimento dos empreendedores por máquinas que podem revolucionar setores produtivos e aumentar quadro de funcionários.

A procura de trabalhadores qualificados estrangeiros para exercer trabalho temporário aumenta em 320 vistos a mais do que no ano passado. O fato é decorrente também das movimentações de multinacionais estrangeiras que demandam profissionais da mesma nacionalidade com preparação específica.

Haitiano: Os cidadãos com a nacionalidade que entraram no país entre a virada de 2011 para 2012 fizeram o número aumentar de forma considerável: 1.395 contra 196 entre a comparação dos números anteriores.

Atrações internacionais: O aumento também aconteceu por conta do aumento em 34% nas autorizações concedidas aos artistas estrangeiros que realizam shows em terras nacionais: Contabilização superior a 600 vistos se comparados os dois últimos semestres.

Outra razão ao aumento: Solicitações dos tripulantes de embarcações internacionais que chegam com caráter de cruzeiro marítimo também aumentaram em 20% por causa do aquecimento da atividade na costa do Brasil da última temporada.

A maior demanda foi de trabalhadores especializados na indústria do gelo e gás, quase 30% das autorizações concedidas.

Controle Nacional: Para defender a geração de empregos aos cidadãos brasileiros o requisito básico para contratar estrangeiros é não existir disponibilidade da força de trabalho em terras nacionais, salvo em terceiros casos, como nos shows e cruzeiros. Empreendedores precisam comprovar os níveis dos estudos e experiência compatíveis com as atividades exercidas no Brasil.

Estrangeiros não podem ocupar cargos nos quais exista grande disponibilidade de oferta de trabalhadores brasileiros. Estados Unidos está na liderança entre as nacionalidades destaques na solicitação do visto para trabalhar. Na sequência estão: Haitiana, coreana, portuguesa e chinesa.

Foto: correioluziense.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…