
A capital do Amazonas está se destacando no cenário nacional com o alto número de cursos que são abertos para preparar jovens para vestibulares. Os alunos se sentem mais preparados, chegando a pagar média de duzentos reais para terem aprendizados adicionais. Professores se sentem mais felizes porque ganham quatro vezes a mais do que é pago nas escolas públicas pela hora-aula.
De certa forma, os alunos buscam os cursinhos para preencherem a lacuna deixada pelo ensino público. O Brasil é conhecido por ser país da corrupção, e por este motivo, o dinheiro da educação não chega por completo nas escolas, prejudicando na qualidade de ensino em diversos aspectos. Os empresários aproveitam a brecha na educação e investem nos cursos preparatórios, que se demonstram como bom negócio não apenas na cidade de Manaus como também em outras capitais metropolitanas brasileiras.
A notícia interessante está na Universidade do Amazonas que anunciou a criação de oitos novos cursos, disponibilizando mais três mil e quinhentas vagas. De acordo com a reitoria, foram ouvidas considerações da comunidade antes das implantações do projeto oficial. Neste sentido, as principais demandas puderam ser atendidas em favor do crescimento econômico do Amazonas.
O caso da engenharia naval representa exemplo. Há longos anos o mercado local reclama por causa da falta de profissionais gabaritados para assumirem funções que demandam alto conhecimento técnico.
O reitor da UEA afirma que pretende evoluir o setor da tecnologia, área com revés em todas as federações do país, mas não vai deixar de investir em outros campos que são inseríveis no mercado de trabalho. Conheça a lista dos novos cursos e o total de vagas para o próximo vestibular:
• UEA / Parintins – Enfermagem: 42 vagas
• UEA / Tefé e Itacoatiara – Tecnologia em Alimentos: 104 vagas
• UEA / Tefé e Itacoatiara – Tecnologia em Produção Pesqueira: 104 vagas
• UEA / Tefé – Tecnologia em Gestão de Turismo: 52 vagas
• UEA / Tefé e Parintins – Tecnologia em Gestão Ambiental: 104 vagas
• UEA / Manaus – Engenharia Naval: 42 vagas
• UEA / Manaus – Tecnologia em Produção Audiovisual: 42 vagas
• UEA / Manaus – Tecnologia em Biotecnologia: 42 vagas
Foto: jamboverde.blogspot.com