Home Formação Cursos Profissionais crescem pelo Brasil

Cursos Profissionais crescem pelo Brasil

6 min read
0
Cursos preparatórios do SESC/PE para o ENEM
Cursos preparatórios do SESC/PE para o ENEM

Cursos preparatórios do SESC/PE para o ENEM: Já faz alguns nos que o SESC de Pernambuco realiza cursos que preparam alunos para o exame do ENEM, que a cada ano que passa ganha maior importância no cenário nacional por reservas vagas nas universidades aos alunos com melhores notas na média global. A notícia interessante é que os preços estão muito abaixo dos cobrados no mercado tradicional. Santo Amaro, Casa Amarela e Santa Rita oferecem as aulas.

Os alunos realizam exercícios preparatórios com auxílio de professores com larga experiência de ensino em cursos que preparam alunos à UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – e para a UPE – Universidade de Pernambuco. Atenção! Necessário histórico original do certificado escolar para fazer a matrícula.

Outra notícia interessante está na criação de cursos preparatórios para o ENEM ministrados pela própria UFPE junto com o GAP – Grupo de Apoio Preparatório. A escolha dos alunos acontece após duas etapas: Provas de nivelamento e respostas dos questionários socioeconômicos. Ou seja, quem tiver menos condições e for melhor na avaliação de desempenho tem maiores chances de ingresso nas vagas gratuitas. Atenção: Aprovados precisam pagar quinze reais para realizar as inscrições.

PRONATEC em Minas Gerais: Com objetivo de preparar trabalhadores para trabalhos na Copa do Mundo FIFA 2014, o Ministério do Turismo promove o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em cidades dos estados federais considerados sedes do evento esportivo. Ao todos são quase trinta cursos de capacitação profissional.

Mariana, em Minas Gerais, será uma das oito cidades beneficiadas com o programa. Somente na região municipal serão ofertados três cursos: Recepcionista em meios de hospedagem, agente de informações turísticas e garçom básico. As aulas são lecionadas no CVT – Centro Vocacional Tecnológico. Além de não terem que pagar, alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 80 mensais.

Aumento nos Cursos de Vigilantes em Araraquara / São Paulo

A violência em São Paulo deixou de acontecer somente na capital. Cidades do interior com destaque econômico também atraem a criminalidade. Os resultados da violência são refletidos no aumento de cursos para vigilantes na região de Araraquara. Somente no primeiro semestre do ano de 2012 o Centro de Formação do munícipio registrou aumento de trinta por cento no número de interessados.

O crescimento acontece em consequência dos altos salários oferecidos aos seguranças na região. As salas de aulas estão lotadas. O curso funciona com curta-duração, com no máximo vinte dias de aulas nas quais são ensinados desde noções de defesa pessoal até como utilizar armas de caráter não letal.

Especialistas do mercado de trabalho de Araraquara dizem que na prática os alunos saem dos cursos com emprego garantindo, fato que justifica o crescimento no índice de ingresso aos cursos de vigilantes. Apesar do aumento de empresas interessadas na contratação do serviço, os empresários exigem funcionários preparados em níveis qualitativos. Profissionais precisam ter registro na Polícia Federal.

Com o aumento de roubos a área tem tudo para crescer, seja pelo número de vagas disponíveis ou salário médio oferecido no mercado. As oportunidades não fazem distinções entre homens e mulheres.

No primeiro semestre de 2012 registrou aumentos consideráveis se comparados com os números do mesmo período em 2011 de acordo com a Secretária de Segurança Pública de São Paulo.

Foto: programabalancogeral.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…