
O Brasil é conhecido por ser país dos impostos. Qualquer movimentação bancária pode culminar em cobranças de taxas que a maioria dos brasileiros nem imaginam o que significa. O excesso de cobrança faz as pessoas ficarem menos crentes sobre o futuro, diminui o dinheiro reservado para consumo e satura o orçamento. Quase 40% da renda anual dos trabalhadores brasileiros.
Para relembrar os brasileiros sobre a atual condição do país é realizado nas principais capitais o Dia da Liberdade de Impostos. Consumidores podem comprar gasolina sem pagar pelo preço dos tributos durante a data comemorada normalmente no final de maio. O principal objetivo do projeto está na conscientização da alta carga tributária cobrada dos trabalhadores brasileiros.
Um pouco de história
Em 2003, aconteceu o primeiro Dia da Liberdade de Impostos, na cidade de Porto Alegre. Nos anos seguintes, diversas cidades gaúchas aderiam ao movimento. Somente no ano de 2009 foi realizado em quatro grandes capitais de forma simultânea. Grande parte dos consumidores não imagina que paga cerca de 40% de imposto por cada compra. Combustíveis trazem taxas adicionais superiores a 50%. Os brasileiros são súditos dos poderes estabelecidos em Brasília.
Muito imposto: Pouco Serviço
Na Alemanha os impostos são altos. Por outro lado, a população goza de qualidade máxima entre todos os serviços oferecidos. Políticos intervencionam a economia com inteligência, garantido o poder de consumo e geração de emprego.
A nação perdeu as duas Grandes Guerras Mundiais. Entre a Primeira e Segunda Guerra, recuperou a economia em menos de duas décadas. Demorou em encontrar restabelecimento após o triste Holocausto. Na atualidade representa da maior economia da Europa, liderando as ações das zonas do Euro.
A China conseguiu demarcar território na economia mundial depois que estabeleceu o capitalismo externo. Por outro lado, as regras internas continuam duras, não somente para a população com também aos governantes. Corrupção com o erário público pode culminar em sentença de morte.
No Brasil as condições dos serviços são consideradas calamitosas, os governantes cobram altos impostos para roubar e existe pouca mobilidade social em geral. O Dia da Liberdade de Impostos almeja resgatar a consciência política da população perdida no caminho por causa da descrença causada pela proliferação da corrupção.
Foto: sargentocarneirobombeirobrasileiro.blogspot.com