Home Dicas para o trabalhador Dicas de leitura sobre mercado de trabalho

Dicas de leitura sobre mercado de trabalho

6 min read
0
Dicas de leitura

O trabalho sempre foi tema de estudo para humanidade. Diversos pensadores se consagraram na história abordando esta temática, principalmente de épocas feudais até a atualidade. Com a internet as informações chegam de forma mais rápida e com maior diversidade doutrinária. Quem ganha com isso são os interessados por esta temática crucial à saúde econômica de qualquer nação. Confira nossas dicas de leituras que estão disponibilizadas na internet sobre mercado de trabalho.

O novo mercado de trabalho: Guia para iniciantes e sobreviventes / Marco Antônio G. Oliveira – Leitura indispensável para os jovens que estão em busca do primeiro emprego e que estão sofrendo categoricamente com a conquista do mesmo. Este livro também traz diversos tópicos conceituais sobre mão de obra desqualificada no país, velha problemática dos trabalhadores brasileiros.

Mercado de Trabalho e Gênero: Comparações Internacionais / Albertina de Oliveira da Costa – Talvez este seja um dos maiores acervos sobre a temática em território europeu. Indicado principalmente para quem quer entender o cenário do continente antes da crise econômica mundial. Informações quantitativas e qualitativas compõe toda estrutura deste livro.

Território e Mercado de Trabalho: Discursos & Teorias / Alberto de Oliveira – Estudo indicado para apreciadores de análises teóricas macroeconômicas com relação à geração de empregos. Têm como principal intuito provar que o mercado de trabalho não quebraria apenas pelas curvas da oferta e demanda existentes no mercado de livre concorrência imperfeita.

Da Escola para o Mercado de Trabalho: 90 dicas para conseguir um bom emprego / Lindsey Pollak – Leitura indicada para todos aqueles que querem grandes posições ou renumerações. As dicas são extremamente contemporâneas e servem às mais variadas carreiras profissionais. Diversos conselhos sobre estereótipos e imagem coorporativa são enfocados qualificadamente.

Procuram-se Bons Empregos: O Mercado de Trabalho na América Latina / Banco Interamericano de Desenvolvimento Logo após a redemocratização da maioria dos países presentes no continente ocorreram as crises cíclicas dos anos 90 do século passado.

O impacto na geração de emprego foi alto, quase nenhuma nação conseguiu se recuperar completamente deste período. Com a democratização tardia o preparo profissional fica em baixa, onde as proposta para os melhores trabalhos acabam diminuindo aos trabalhadores brasileiros.

A violência contra a mulher no mercado de trabalho / Márcia Neves – Ao contrário do que a grande imprensa está divulgando atualmente, esta autora possui visão bastante atual sobre discriminação feminina nos ambientes de itinerário, constatando que o cenário não está ficando totalmente favorável ao público feminino.

Economia metropolitana e mercado de trabalho: Um estudo das Regiões / Hipólita Siqueira – Indicado para quem busca índices e opiniões profundas sobre emprego e empresas em São Paulo, espinha dorsal do PIB nacional, região onde se cria maior número de emprego em todo país.  Possui abordagem bastante teórica, demonstrado quais caminhos macroeconômicos prosseguir para gerar mais empregos.

Trabalho, mercado e sociedade: o Brasil nos anos 90 – Aborda todas as características presentes nesta conturbada década, onde para poder pagar metas estipuladas pelo FMI a inflação correu grande parte da economia nacional. A geração de emprego ficou abalada de forma considerável.

Serviço Social, políticas sociais e mercado de trabalho profissional em Alagoas / Rosa Prédes – Trabalhos sobre a região são um pouco escassos na web. Entretanto, esta autora expõe qualitativamente a relação entre necessidade social e geração de empregos em território alagoano.

Gestão de Pessoas / Elaine Ribeiro – Excelentes dados e informações sobre administração de equipes no ambiente de trabalho. As informações foram discutidas no 1° Simpósio Valeparaibano sobre Gestão de Pessoas.

Confira mais dicas sobre o mercado de trabalho clicando aqui.

Foto: AvonCris no Picasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…