Home Entrevista de emprego Dicas para a dinâmica de grupo

Dicas para a dinâmica de grupo

4 min read
0
Dinâmica de grupo
Dinâmica de grupo, o pior momento da seleção.
O pior momento da seleção, para a maioria das pessoas, é a dinâmica de grupo. E por vários motivos: por estar cara a cara com os candidatos que concorrem na mesma vaga, pelas perguntas aparentemente sem sentido feitas pelo recrutador e por, na maioria dos casos, não saber qual é a resposta certa que se deve dar.

O temor inicial é algo que ocorre com a maioria das pessoas. Mas controla-lo e saber lidar com ele pode ser a característica decisiva para ser aprovado à próxima fase do processo seletivo. E o que é importante saber? Separamos algumas dicas que podem te ajudar durante essa etapa:

 Autoavalie-se: quanto mais você se conhecer, mais você estará preparado para enfrentar as perguntas que dizem respeito a sua personalidade. Saiba os aspectos da vida que você mais valoriza, seus pontos fracos e fortes e aquilo que sabe executar bem e as demandas que precisa melhorar.

Saber isso de antemão já garante uma boa vantagem no início de carreira e ajuda muito quando se ganha mais experiência, pois você será avaliado pelo conjunto das habilidades profissionais e pessoais.

Estude sobre a empresa: um ponto importantíssimo, mas geralmente desprezado pelos candidatos.

Se você coloca-se à disposição para o processo seletivo em uma empresa, subentende-se que conhece sua missão, valores e postura no mercado e que elas são compatíveis com a sua personalidade e visão de carreira. Não ter ideia de como a organização atua pode prejudicar bastante o seu desempenho em uma avaliação.

Procure em reportagens, no site da empresa, perfis nas redes sociais e procure entre seus amigos pessoas que trabalhem ou já tenham atuado pela organização. Essas informações irão ter dar uma base bem consistente que irá direcionar o modo como você se posiciona durante a dinâmica de grupo.

Tenha calma: essa certamente não é uma tarefa fácil, porém ao conseguir manter a calma e entender de fato que se está no controle da situação, ficará mais fácil focar nas atividades propostas e entender as mensagens que provavelmente estarão nas entrelinhas de cada atividade proposto.

Esse é um caso em que o autoconhecimento ajuda. Se for muito difícil não evidenciar sua tensão, estude técnicas e modos que o façam ficar mais tranquilo, desde pensar em lugares paradisíacas até técnicas de respiração, que ajudam a oxigenar o corpo e diminuir a ansiedade do momento.

Foto: rusticitycomes.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …