Home Concursos Públicos Dicas para brilhar nos concursos públicos

Dicas para brilhar nos concursos públicos

4 min read
0
Saiba como brilhar nos concursos públicos
Saiba como brilhar nos concursos públicos

Passar por processos seletivos do governo e conquistar a estabilidade que somente o trabalho do gênero pode oferecer representa sonho de grande parte da classe trabalhista brasileira. Dedicação e organização são as duas palavras chaves presentes nos itinerários aos aspirantes a escriturários. Conheça algumas dicas que melhoram o desempenho em concursos públicos.

Análise Edital: A primeira regra básica está na completa leitura do edital, efetuada com muita atenção quanto a todos os detalhes. Além de estar escrito os pré-requisitos necessários para ingressar nas oportunidades, também demonstra de forma clara qual serão as datas e o conteúdo programático, ou seja, todas as matérias que devem ser estudadas e que estarão presentes nas provas objetivas (avaliações alternativas, assim como nos vestibulares).

Interessante notar que pode haver baterias de prova físicas, principalmente para cargos que demandam mais a necessidade física do que cerebral. Os editais também especificam as atribuições de funções das vagas que estão sendo oferecidos no itinerário, números de vagas, postos para deficientes, físicos, entre outras regras extremamente importantes para o processo seletivo do gênero. É impossível se sair bem em concursos públicos ser realizar a leitura dos editais normativos.

Baterias de estudos regulares: Organização representa outro segredo. Os estudos precisam ser constantes. Comece a leitura logo no lançamento do concurso público. Existem pessoas que mesmo com vagas fechadas estudam para os principais concursos correntes no país, como da Caixa Econômica Federal, INSS, Banco do Brasil, entre outros. Basta acessar o edital dos concursos anteriores, procurar o conteúdo programático ao cargo ambicionado e começar a estudar com calma – sem dúvidas uma fórmula de ter plena vantagem frente à maioria dos candidatos.

Provas anteriores: Outro campo de estudo sumariamente importante está nas avaliações objetivas anteriores ao concurso em andamento. Estão disponíveis na internet de forma gratuita em diversos sites especializados nos downloads do gênero. Sabendo as perguntas e respostas mais comuns fica muito mais fácil de entrar. Algumas pessoas ficam surpresas pelo número de questões que se repetem. Às vezes vale mais estudar as provas anteriores do que encarar a dificuldade da leitura dos textos oficiais.

Conhecimentos gerais: Leia bastante jornal, ouça rádio e acompanhe os noticiários televisivos. Sempre há perguntas relacionadas com a atualidade que podem ser fáceis para quem simplesmente está atualizado.

Condições físicas: Chegue bem alimentado com pelo menos uma hora de antecedência. Durma mais do que oito horas na última noite que antecede a data da prova.

Leia mais no artigo:

Foto: chulucanasnoticias.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…