Home Mercado de trabalho Dicas para contratar funcionários

Dicas para contratar funcionários

4 min read
0
Leia algumas dicas para a contratação de funcionários

O Brasil vive em uma época econômica bastante qualitativa. Neste sentido, diversas empresas nacionais expandem sem negócios para limites que no passado eram apenas um sonho distante. Delegar tarefas é sempre uma tarefa complicada, principalmente porque o ambiente de trabalho está repleto de nuanças particulares que requerem certo temo de aprendizagem. Período este que pode ser desperdiçado caso o empregado em experiência não corresponda às expectativas. Confira algumas dicas para contratar funcionários.

Investigação do passado: Nada melhor do que conhecer este tópico para entender a essência de uma pessoa. Porém, é necessário ter cuidado, pois muitas vezes o ato pode ser configurado como anticonstitucional e o empreendimento pode receber uma grande multa por invasão de privacidade. E mais, muitas vezes o péssimo trabalhador do passado está bastante motivado para trabalhar no presente, neste sentido, não se guie apenas neste sentido.

Tipos de trabalhos realizados: É sempre bom entender o nível de iniciativa do candidato. Alguns já realizaram projetos próprios enquanto que outros não possuem tal característica. De fato, este é um dos pontos principais, onde acaba sendo deflagrado pelo selecionador da vaga se existe um verdadeiro amor ou não pela profissão partindo do candidato. Sem contar a questão da adaptação, afinal, ou a pessoa se adapta muito bem às mais variadas funções e cargos, ou definitivamente não consegue desempenhar tarefas por longos períodos de tempo.

Nível de preparação e ambição:Além do currículo e dos cursos relacionados com a vaga oferecida, existe outro elemento fundamental para detectar se o novo funcionário está realmente preparado para o emprego. É neste tópico que estão às famosas horas extras, onde muitas vezes o empregado não possui nenhuma intenção de trabalhar até tarde ou nos fins de semanas. Deve existir um legítimo sentimento de crescer junto com a corporação.

Legítima necessidade da contratação:Muitas vezes podem ocorrer contratações apenas por luxo e não por uma verdadeira necessidade demandada da força-de-trabalho. Neste fôlego, caso haja dúvidas,a melhor forma de procedimento é a contratação de trabalho freelance ou via contrato do PJ, dependendo do nível do cargo que está sendo oferecido. De qualquer forma, procure pagar um pouco mais para contratar funcionários que realmente possuam experiência na área.

Forma de comunicação:Ela é um elemento indispensável, principalmente em grandes corporações. Certamente que esta demanda pode ser suprida com o uso da internet, onde os setores podem se comunicar instantaneamente. Sendo assim, quem não possui conhecimento básico de navegação na web dificilmente consegue assumir grandes funções em um itinerário que agrega salários mais quantitativos e qualitativos.

Leia mais na segunda parte deste post.

Foto: Nickd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…