Home Formação Dicas para manter a concentração nos estudos

Dicas para manter a concentração nos estudos

4 min read
0
Concentração é muito importante em tempos de estudo

Durante os primeiros anos de escola, normalmente encaramos o estudo como algo chato, sem graça e despropositado. Só quando crescemos (ou até mesmo um tempo após) é que percebemos como ele é importante para a nossa realização, tanto pessoal como profissional. Porém, por mais que tenhamos consciência da importância dos estudos, muitas vezes nos falta disciplina para manter uma rotina de aprendizado após os anos necessários de ensino.

Mas existem algumas ocasiões em que é necessário voltar aos estudos e as provas aplicadas pelos concursos são um bom exemplo de situações em voltar à rotina de estudos se um fator determinante para o sucesso dessa empreitada. Como a maioria dos brasileiros não está acostumada a criar o hábito de estudar mesmo sem um propósito aparente, muitos sofrem quando precisam encarar uma série de estudos e muitas vezes acabam por desistir do concurso, por não acreditar na própria capacidade de disciplina e aprendizado.

Algumas dicas podem ajudar a dinamizar os estudos e ajudar na fixação do conteúdo que foi apreendido durante as horas junto com os livros:

Tire do caminho o que pode atrapalhar: você não conseguirá se dedicar aos estudos se estiver com fome, sono ou calor. É importante organizar a sua rotina para que, no momento dos estiver com tudo em ordem e pronto para estudar. Mas, caso ocorra algum imprevisto, é mais recomendável fazer uma pausa, resolver o problema e voltar aos estudos do que continuar com outra coisa desviando sua atenção.

Concentração vem com o tempo: é comum achar que as pessoas que ficam horas estudando “nascem” com essa capacidade, mas na maioria das vezes isso vem de acordo com o tempo e a determinação da pessoa em estudar e se aprimorar. Os primeiros dias são os mais complicados, mas com o passar do tempo, a pessoa se adapta às longas jornadas de estudo.

Exercite o que aprendeu: um dos maiores erros de quem estuda em casa é se apoiar apenas na teoria, pois em pouco tempo as lições começam a ficar monótonas e a possibilidade de desistir aumenta. Procure sempre aliar o aprendizado com exercícios de fixação e só avance para o próximo tema de estudo quando absorver completamente o conteúdo da matéria.

E sempre vale a pena lembrar: procure se inscrever em concursos que atraiam a sua atenção e despertem seu interesse para não correr o risco de desistir da função após tanto trabalho e empenho investidos.

Foto: Treehugger no Flickr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …