Home Entrevista de emprego Dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

Dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

5 min read
0
Dicas para as dinâmicas de grupo
A dinâmica de grupo

No momento em que se procura um emprego ou um estágio uma das formas de entrevista utilizadas por muitas empresas é a dinâmica de grupo. A dinâmica de grupo é uma forma de conhecer os candidatos que costuma assustar bastante, isso porque não se sabe o que esperar desse tipo de estratégia. Nesse artigo você encontrará diversas dicas sobre o que esperar de uma dinâmica de grupo e quais as melhores formas de agir nessa situação.

Ao procurar um emprego ou um estágio deve-se estar preparado a passar por diferentes provas, desde entrevistas até dinâmicas variadas. A dinâmica de grupo é uma estratégia utilizada pelas empresas especialmente quando há muitos candidatos, ela serve especialmente para que a empresa conheça e opte por perfis específicos de profissionais. Nesse tipo de estratégia de entrevista não são avaliadas as características de formação e capacitação do candidato, mas sim, muito mais características de personalidade e atitudes.

A dinâmica de grupo normalmente é dirigida por profissionais da área de psicologia e recursos humanos, por isso o foco diferenciado. Apesar do medo que uma dinâmica de grupo inspira em muitas pessoas essa é apenas uma das fases de contratação de um profissional, e mesmo sendo uma fase eliminatória ela tende a ser menos rígida e decisiva do que a entrevista por exemplo. Contudo o que mais assusta os candidatos é lidar com o desconhecido.

Para ajudar a lidar com isso nesse post falaremos um pouco mais sobre exemplos de dinâmicas de grupo. Essa estratégia normalmente envolve atividades sugeridas, mas não totalmente definidas e nas quais a relação com o grupo, como o próprio nome sugere, é que irão fazer toda a diferença. Os especialistas que estão analisando a dinâmica estarão observando o comportamento dos candidatos nas diversas situações propostas.

Para se ter uma ideia a dinâmica poderá ser conduzida de diversas formas, desde solicitando que os candidatos realizem uma tarefa em grupo, como por exemplo construir uma ponte de palitos e fita adesiva, até realizarem alguma apresentação sobre algum tema diverso que gostem. Essas estratégias da dinâmica irão variar de acordo com a finalidade da dinâmica, ou seja, de acordo com o que a empresa quer observar a partir da dinâmica.

Como as variações são as mais diversas não vale a pena tentar agir de forma x ou y para agradar o entrevistador e tentar ser o candidato perfeito. A melhor estratégia é agir de forma natural, sem exageros ou mentiras. Não adianta ser quem não é, se isso se sustentar na entrevista não se sustentará na prática do dia a dia. Vale lembrar novamente que quem dirige uma dinâmica de grupo possui conhecimento e treinamento para perceber quando alguém está fingindo ou forçando uma situação e isso tende a ser muito mais negativo do que qualquer atitude natural que se venha a ter.

Foto: salesaerobicsforengineersblog.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…