
Com dois grandes eventos marcados para o esta década, Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, houve um crescimento expressivo na procura por cursos como Hotelaria e Turismo, dedicados a recepcionar e atender a leva de estrangeiros que virá ao Brasil.
Muitos são os jovens que decidiram apostar nestas áreas como uma oportunidade de crescimento ou ascensão profissional. Se este é o seu caso, confira algumas dicas que irão te ajudar a aproveitar da melhor forma possível o momento positivo que acontece na área de turismo:
Gradue-se: especializar-se no ramo é o primeiro passo para seguir uma carreira promissora. Estando em uma instituição de ensino, você consegue aprender os rudimentos da profissão e começa a ter uma ideia de como será sua rotina, para qual área deseja aprimorar seus talentos e quais são as características que necessita desenvolver.
Aprenda inglês: não importa se o turista vem de Nova York, Espanha, Turquia ou do Sul do Japão, geralmente o inglês será o idioma adotado por eles para se comunicar com você e não aprendê-lo já te deixa em grande desvantagem no ramo. Para quem não pode se dedicar a um curso regular, existem alternativas, como professores particulares ou cursos on-line que ensinam gratuitamente a falar, escrever e ler na língua inglesa.
Não esqueça de outros idiomas: o aprendizado de outras línguas é um diferencial a ser considerado, pois pode ser o fator decisivo entre você e outro candidato à mesma vaga. Por estarmos na América do Sul, o espanhol é a opção mais lógica, mas, dependendo do ramo em que você trabalha, pode-se considerar o aprendizado do francês, alemão ou até mesmo do japonês como opções mais vantajosas.
Tenha noções de administração e marketing: ao entrar na área, o profissional aprende que estes são requisitos necessários para se tornar um profissional valioso, pois as empresas precisam constantemente atrair mais clientes e otimizar seus recursos com o mínimo de gastos possível.
Entenda os desejos de seus clientes: como na maioria dos empregos que lidam com o público, em muitos casos você terá que resolver um problema que lhe foi apresentado. Nestas situações, ter um jogo de cintura é imprescindível, pois existem situações bastante delicadas e que precisam passar por uma avaliação séria e cuidadosa.
A dica de ouro é: faça o possível pelo cliente e, quando não puder fazê-lo, seja transparente com ele e explique o motivo que lhe impede. Ele pode não gostar, mas provavelmente irá reconhecer seu desejo de ajudar, o que já conta como ponto positivo.
Foto: eqmhosteleria.wordpress.com