
Em um post anterior eu dei algumas dicas para ter um bom currículo. A próxima coisa que deve acontecer é que você obtenha o seu fim: chegar a ser chamado para uma entrevista.
Eu selecionei algumas dicas sobre como se dar bem em sua entrevista para ajudar os bons candidatos a se destacarem. O objetivo é facilitar, para que os entrevistadores consigam vê-lo como você realmente é, e que eles selecionem você como candidato ideal. Eu darei algumas dicas para você conseguir ter sucesso numa entrevista:
- 1. Seja Pontual: Entre na empresa cerca de 20 a 15 minutos antes da hora marcada para a entrevista. Assim demonstrará que cumpre horários e terá tempo para observar que tipo de empresa é, as pessoas que lá trabalham, e outros aspectos importantes.
- 2. Evite o nervosismo: Mantenha-se calmo, e em caso de dúvida lembre-se de que se trata de uma escolha bi-partida (ou seja, além da empresa o querer você, você deve querer a empresa).
- 3. Tenha uma atitude otimista: Assuma uma atitude positiva relativamente a tudo e a todos. Não uma atitude de falso otimismo, mas não se queixe do seu emprego sem nenhuma razão, do seu chefe ou da forma como os seus colegas e colaboradores se comportam. Mesmo um comentário negativo feito por acaso, poderá colocar o seu entrevistador de sobreaviso e preocupá-lo.
- 4. Vestuário: Vista-se de acordo com a função a que concorre, com o tipo de empresa, mas acima de tudo imagine que o que levar vestido na entrevista poderá bem ser a sua farda de trabalho, por isso não exagere nem se desmazele. Seja você mesmo. Para obter mais informações, leia este post sobre como se vestir em uma entrevista de emprego.
- 5. Comunicação com o entrevistador: Não monopolize a conversa nem tente evitar responder a perguntas. Existem diversas maneiras sutis de assumir o controle sem hostilizar o entrevistador, ou dar início a um guerra pelo poder. Não copie na totalidade a linguagem corporal do seu entrevistador. Acima de tudo, lembre-se que é você o centro da entrevista, é a sua opinião e o seu carácter que estão sendo avaliados. A entrevista é mesmo sobre você, não é sobre as suas capacidades de leitura, não diga frases feitas. Acima de tudo tem que mostrar consistência e confiança em si próprio.
- 6. Faça perguntas: Acredite que não tem nada de mal uma certa dose de curiosidade, afinal você é quem está interessado em saber o funcionamento da empresa, com quem vai se relacionar. Não deixe que seja o entrevistador que tenha todo o trabalho. É bom estar interessado em como as coisas estão no seu futuro emprego.
- 7. Salários e benefícios: A não ser que o entrevistador faça, evite questões tabú como salários e benefícios, já que isso fará parecer que só está interessado no pagamento ao fim do mês e não no emprego em si. Se o entrevistador pergunta sobre o tema, não se desespere, simplesmente seja realista, avalie a função, as suas tarefas o seu próprio valor e proponha um intervalo de salário. Faça sempre o cálculo do dinheiro que precisa para se deslocar, comer fora, e outros custos que você pode ter se trabalhar naquela empresa em concreto. Seja realista, mas não tenha medo de defender o seu valor.
- 8. O fim e a despedida: Aproveite os últimos minutos, para esclarecer as suas dúvidas, e despeça-se cordialmente, agradecendo o facto de ter sido chamado. Mostre-se interessado, se você está interesado no que ouviu durante a entrevista.
Espero que estas dicas ajudem você em sua próxima entrevista.
Foto: Buscarempleo.es
Raquel
10 janeiro, 2011 at 5:22 am
Obrigado publicar o seu conselho. Na minha última entrevista quase toda questão que o meu trabalho anterior, e também a minha experiência de viagem.