Home Mercado de trabalho Discurso de posse do novo Ministro do Trabalho

Discurso de posse do novo Ministro do Trabalho

4 min read
0
Brizola Neto, novo Ministro do Trabalho
Brizola Neto, novo Ministro do Trabalho

A pasta do trabalho foi colocada em cheque depois das suspeitas de irregularidade na gestão de Carlos Lupi. Ministro interino esteve há cinco meses na posição que foi concedida oficialmente a Brizola Neto depois do convite realizado por Dilma. Neto de Leonel Brizola – político com ampla envergadura histórica no Brasil que foi atuante na política até poucos momentos da sua morte.

Estrategicamente o governo esperou o dia 30 do mês passado, ou seja, um dia antes das comemorações do Primeiro de Maio, para anunciar a escolha oficialmente. No entanto, somente assumiu a cadeira principal no dia 03/05. Confira as principais observações feitas no discurso de posse do ministro Brizola Neto.

No início das palavras do discurso inicial o novo ministro agradece a escolha da presidenta e comemora os últimos anos nos quais a geração de emprego permaneceu aquecida, tirando a angústia de diversos brasileiros que sofriam privações principalmente pela falta de itinerário.

Em menos de nove anos o país conseguiu eliminar um problema que aparecia como grande barreira aos crescimentos econômicos da nação. Afinal, país com economia forte deve ter gerações próprias empresas o bem estar da força de trabalho de empregos aquecida.

O ministro fez questão de ressaltar que antigamente eram as nações mais desenvolvidas que serviam como exemplo. O desenvolvimento não pode surgir sem maior justiça social porque é incapaz de se sustentar.

Fez questão de ressaltar os dois séculos em que o país viveu com regime escravo para com os irmãos africanos que apesar de toda a opressão no passado, ainda encontra no mercado de trabalho atual algum nível de discriminação. Igualdade é necessária para a evolução do próprio sistema.

Lembranças históricas

Nos raios-X, Brizola Neto também lembrou se do período Vargas e de toda a modificação da visão do componente trabalho dentro das sociedades. Depois deste momento as regras trabalhistas antes inexistentes iniciaram desenvolvimento para hoje serem consideradas como uma das que mais oferecem defesa aos trabalhadores.

Emplacar a legítima democracia entre os brasileiros representa desejo expressado por Brizola Neto. O sentimento não pode estar expresso apenas nas regras constitucionais, como também dentro das esferas sociais e econômicas.

Intervencionismo econômico

Estado necessita de constante atualização para prestar funções reguladoras com qualidade em favor da maioria. Somente com máximo preparo é possível encontrar os melhores caminhos para valorizar o trabalho e dignificar a vida dos trabalhadores.

Leia na íntegra o discurso de posse de Brizola Neto, ministro do trabalho e emprego.

Foto: correiopop.wordpress.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…