Empresas e blogs

5 min read
0
Geração Y é altamente preparada para lidar com estas questões tecnológicas, como os blogs corporativos

O mundo virtual está engolindo de vez quase todas as formas divulgação sem muito gasto financeiro. Neste sentido as empresas não perdem tempo e contratam avidamente funcionários com formação em alguma área específica da comunicação que possuem conhecimentos no mundo das mídias sociais, principalmente nos famosos blogs.

Qualquer pessoa ou empresa pode se divulgar sem gastar quase nada utilizando os sistemas de blog grátis. Existe um amplo espaço virtual a disposição, basta ter conhecimentos prévios para isso. Ressalta-se que essa mão-de-obra não é muito cara, muitos estagiários estão desempenhando a função uma vez que a geração Y é a mais preparada para lidar com as ferramentas virtuais.

Contudo algumas empresas preferem utilizar domínios particulares para desempenhar a função informativa, o que de fato requer mais gasto com profissionais relacionados com os mais diversos ramos da tecnologia de informação, certamente demandando altos salários. Neste âmbito, pequenas e médias empresas devem procurar os serviços grátis e oferecer renumerações mais baratas com a mão-de-obra.

O que ontem era coisa de adolescente hoje está rendendo diversos empregos. Os empregadores entendem que a forma mais qualitativa de iniciar uma comunicação, seja ela interna ou externa, é promover um blog – mais uma arma chave para fidelizar colaborador e público em épocas contemporâneas.

A facilidade em publicar, editar e atualizar as mensagens é estimuladora. A cada dia mais os codificadores estudam novas fórmulas para deixar as ferramentas de uso mais fáceis. Com um conhecimento técnico normalmente aprendido mais com a rotina do que com cursos relacionados é possível colocar texto, áudio, fotos e vídeos dos mais diversos tamanhos e qualidades com uma velocidade incrível.

Segundo conceituado site Technorati, em todo planeta existem mais de 35 milhões de blogs em atividade. O crescimento dos últimos anos está sendo alucinante: 60 vezes maior do que há três anos. Um blog é criado a cada minuto, sendo que são estimados 1,2 milhões de publicações de posts realizados diariamente.

As empresas sempre sonharam em encontrar um canal de comunicação eficaz para lhe dar com o público informalmente. Aparentemente eles estão tomando esta posição uma vez que os sites corporativos possuem, por conceito, caráter mais formal, restando ao blog o momento da comunicação mais leve. Hoje, mais do que a influencia nos consumidores, as empresas querem ouvir os mesmos, um método muito mais legítimo de analise de mercado.

Esta comunicação bilateral faz com que clientes e empresas falem a mesma língua, permitindo assim um melhor atendimento e atenção individualizada. Fora que uma enorme amplitude de pessoas pode ser afetada pela mensagem em questões de segundos. A cada momento podem existir internautas lendo posts e consumindo a marca sem com que os empreendedores paguem pela propaganda implícita no próprio atendimento.

Foto: joão faissal no Flickr 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…