Home Notícias trabalho Empresas e responsabilidade ambiental

Empresas e responsabilidade ambiental

4 min read
0
É importante que as empresas se preocupam com o meio ambiente na sociedade de hoje

Nunca as atenções no mundo para com o Brasil foram tão grandes. Não bastasse a economia que sobrevive nesta época de crises cíclicas econômicas, a Amazônia é um tema sempre interessante para ser pautado, afinal, o pulmão do mundo é território nacional. Neste sentido, independente da resistência midiática, a preocupação com a natureza é primordial para empresas que almejam o topo do mercado. O grande empreendimento que não possui preocupação ambiental está fadado ao fracasso

De certa forma, o mundo coorporativo manda nas regras do planeta. Justamente por isso que é de grande entendimento geral dos especialistas das mais diversas áreas que a cultura e a preocupação com o ambiente devem partir destas empresas e iniciativas privadas geradoras de emprego. Deve certa forma cabe ao Estado promulgar leis que incentivem e fiscalizem este situação antes que fiquemos com a natureza ainda mais denegrida.

As marcas estipulam nossa cultura e forma de vida. Nesta esfera três fenômenos são extremamente importantes para que a sociedade entenda de uma vez por todas a tenebrosa situação ambiental vivida: Chefes, colaboradores e consumidores. Assim, as gerações futuras vão estar muito mais acostumadas para tratar à temática. Fora que a relação entre os pontos fica cada vez mais conectada, o que na prática fideliza o público alvo.

O investimento na sociedade mais verde deve ser também mercadológico, é neste sentido que o fracasso pode chegar rapidamente à grande corporação que não respeita os fenômenos naturais.

Outro fator é o envolvimento profissional dos colaboradores. Quando existe interação ambiental dentro da organização e os funcionários participam de todos os projetos e trabalhos relacionados com a temática, naturalmente que o sentimento de inclusão nos planos da organização tornará a força de trabalho muito mais confiante, auxiliando também diretamente em outro ponto bastante importante: A opinião pública.

Nada melhor do que enxergar a empresa pautando diversos tipos de meios de comunicação de forma positiva. A imprensa verde, principalmente a alterativa, costuma ficar bem em cima de negócios que não possuem preocupações ambientais. Na internet existe uma proliferação de produtos e marcas que são dilaceradas pelas mídias sociais, estar fora desta rede é fundamental para o êxito empresarial.

A gestão ambiental brasileira nunca esteve tão estimulada (muito mais do que no ECO 91). A legislação está começando a ficar rígida e os despreocupados punidos com altíssimas multas. O que era visto negativamente para produção no passado é a segurança ambicionada no presente em busca de um futuro mais mavioso.

Foto: Bahianoticias.com no Flickr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…