
Os governantes esperam recebem 500 mil candidatos participantes do ENADE. As inscrições se encerram no dia 17/08, de acordo com a nota divulgada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). O exame, composto por cinquenta questões de conhecimentos gerais e específico, está previsto para ser aplicado em 25/11, às 13h, horário oficial da capital do Brasil.
Quem está responsabilizado pelo sistema de inscrições e por aplicar a prova é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). “Desde 2011 o estudante passou a participar do processo e pode acompanhar sua inscrição. O estudante inscrito também deve acessar no período de 26 de outubro a 25 de novembro o questionário do estudante e preenchê-lo, para ter acesso ao local de prova”, afirma Cláudia Griboski, diretora de avaliação da educação superior do INEP.
Durante os dias 21/08 e 31/08, datas nas quais as inscrições estão encerradas, vai ser anexada, no site do MEC, a lista de todos os estudantes inscritos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Grandes jornais impressos das principais metrópoles do país também trazem o nome dos candidatos cadastrados.
Novas regras do ENADE
Desde março de 2012 o MEC normatizou a obrigação de inscrição aos ingressantes deste ano e graduandos com expectativa para conclusão de 2013, com pelo menos 80% da carga horária do curso completos.
Estão dispensados alunos que se formam até o final de agosto deste ano, ou que estão matriculadas em instituições de ensino com administração feita forma do país. Antes das novas medidas implantadas, a escolha dos alunos era feita com maior nível aleatório.
Neste ano, estudantes das seguintes áreas acadêmicas e tecnológicas participam da avaliação:
- Administração
- Ciências contábeis
- Ciências econômicas
- Comunicação social
- Design
- Direito
- Psicologia
- Relações Internacionais
- Secretária executiva
- Turismo
- Gestão comercial
- Gestão de recursos humanos
- Gestão financeira
- Logística
- Marketing
- Processos gerenciais
Para que serve o ENADE?
Os resultados das provas são levados em conta nas atividades que regulam a educação superior em todo país. O MEC reúne os dados para fazer conceitos que formem indicadores medidores da qualidade do ensino superior no país. O ENADE, aplicado desde o ano de 2004, acontece de forma anual e integra o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Composição do ENADE
- Prova
- Questionário de impressões
- Questionário dos Estudantes
- Questionário do Coordenador
O ENADE é instituído pela Lei 10.861/2004, Art. 5°, § 5. Os estudantes de cursos superiores precisam ter o atestado no histórico curricular acadêmico para estarem em situação regular.
Foto: unijuiunidadepoa.blogspot.com.es