Home Formação ENEM, primeiros colocados ganham CNH grátis em Pernambuco

ENEM, primeiros colocados ganham CNH grátis em Pernambuco

4 min read
0
Enem, CNH grátis em Pernambuco

Uma nova polêmica referente ao ENEM: A nova discussão da educação em Pernambuco está dando o que falar em todo país. Especialistas indicam que premiar apenas os melhores alunos não é algo assertivo ao passo que professores reclamam veementemente contra um dos índices salariais mais baixos da classe em toda a federação.

Muitos qualificam esta medida como populista, onde os governantes almejam apenas ganhar a popularidade, esquecendo-se de solucionar a problemática da educação com legitimidade. A maioria dos especialistas critica esta medida governamental. Tributos deveriam ir para outros setores da educação. Primeiros colocados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ganha CNH em Pernambuco.

Os três primeiros colocados no ENEM de cada escola pública estadual existente em terras pernambucanas estarão dispensados de pagar taxas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Alunos que possuem menos de 18 anos podem guardar a isenção para quando atingirem a maioridade. O decreto foi estipulado em outubro, efervescendo ainda mais o cenário pernambucano no que tange a distribuição de tributos para a educação.

Nova lei!

Este decreto faz parte da própria lei que isenta a população carente para formar condutores, onde os alunos vencedores foram apenas acrescentados na lista.

Vale ressaltar que os governantes acreditam que a medida vai estimular os jovens que pragmaticamente possuem o grande sonho de estar dirigindo aos 18 anos. A CNH pode ser crucial para realizar diversos tipos de trabalhos, aquecendo diretamente a economia do Estado – outra grande alegação governamental.

Estão sendo estipulados 2.181 estudantes beneficiados, em quase 730 escolas do Estado. A título de informação é importante frisar que esta prova nacional foi aplicada em quase 15 mil lugares antagônicos.

Outro lado da moeda!

O erário do Estado vai receber grande rombo. Cada CNH retirada custa entre R$700 e R$ 1.200, isso inclui todo o processo que engloba aulas práticas e exames indispensáveis para retirar a licença.

Os críticos dizem que os valores deveriam ser transferidos para as renumerações dos docentes, ou mesmo na estrutura das escolas que estão precárias, uma das piores do país. Algumas bolsas de estudos também seriam mais indicadas.

Vale ressaltar que muitos sociólogos criticam veementemente tal medida, condizendo que a cultura de somente os melhores ganharem regalias pode causar um sombrio cenário de desigualdade e preconceito ao longo prazo.

A asserção jamais pode ser conquistada com pequenas medidas populistas e sem eficácia que não representam a saída pragmática demandada em Pernambuco. A qualidade da educação está acima de tudo. É humanamente impossível se tornar mais esforçado com os estudos pelo mero estímulo oferecido.

Foto: chapa3ger no Picasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…