
- Primeiro contato entre selecionador de vaga e entrevistado;
- Condução da entrevista;
- Análise dos juízos de qualificações dos candidatos e tomadas finais de decisões.
A primeira fase engloba a informação disponível para o entrevistador de antemão (por exemplo, currículos, resultados de testes, informações de site de rede social) e as percepções dos entrevistadores na forma sobre os candidatos a partir da informação antes da interação face-a-face real entre os dois indivíduos. Nesta fase, surgem ideias sobre as características que tornam uma pessoa ideal ou qualificada para a posição.
Os entrevistadores também têm informações na forma de currículo, resultados dos testes ou contatos prévios com o requerente. Desta forma, os recrutadores normalmente possuem certo tipo de impressão antes da entrevista real e interação face-to-face.
Hoje em dia, com os recentes avanços tecnológicos, devemos estar conscientes de que os entrevistadores têm quantidade ainda maior de informações sobre candidatos. Por exemplo, selecionadores podem obter informações a partir de motores de busca (ex. Google, Bing, Yahoo), blogs e redes sociais (por exemplo, mesmo Linkedin, Facebook, Twitter). Embora algumas destas informações possam estar relacionadas com o trabalho, a maioria pode não ter relação com desempenho profissional e ao mesmo tempo influenciar na decisão.
Apesar da relevância, qualquer informação que entrevistadores obtêm sobre os candidatos antes da entrevista é susceptível de influenciar a impressão do candidato.
A fase de entrevista implica na conduta real da interação entre o entrevistador e candidato. Impressões iniciais sobre o candidato antes da entrevista pode influenciar na quantidade de tempo gasto com requerentes.
Como as entrevistas são normalmente conduzidas face-a-face, por telefone, ou via meio de vídeo conferência, também representam interação social entre pelo menos dois indivíduos. Assim, o comportamento do entrevistador durante a entrevista muda conforme os “vazamentos” de informações prováveis do entrevistado.
Após a condução da entrevista, o entrevistador deve formar uma avaliação das qualificações do entrevistado para a posição. Ele leva em consideração todas as informações obtidas antes, durante e depois.
Foto: articlesdebut.blogspot.com