Home Entrevista de emprego Entrevista de emprego situacional

Entrevista de emprego situacional

4 min read
0
Entrevista de emprego situacional
Entrevista de emprego situacional
Perguntas da entrevista situacionais solicitam aos requerentes de emprego imaginar um conjunto de circunstâncias e indicar como reagiriam na situação. As perguntas são orientadas para o futuro. Uma vantagem de questões situacionais é que todos os entrevistados respondem a mesma situação hipotética, em vez de descrever experiências únicas do passado. Outro ponto positivo esta no fato de permitirem aos entrevistados que não tiveram experiência de trabalho direto relevante para determinadas questões hipotéticas.

Você está gerenciando um grupo de trabalho e percebe que algum dos empregados ficou irritado e hostil nas últimas semanas, a ponto de perturbar todo o grupo. O que fazer? Na reunião o gerente demonstra culpa por não fazer bem atarefa na frente de todos os colegas e gerentes de divisões. Ele está irritado porque acredita que a crítica é errada, e quê ele poderia ter chegado a esta conclusão se soubesse todas as informações. A reputação fica afeta por causa da situação! Como sair do problema? Estas são típicas questões recorrentes em entrevistas de emprego situacionais.

Painel: entrevista de emprego situacional

Outro tipo de entrevista de emprego situacional encontrado em todo o ranking profissional e acadêmica é o painel. Neste tipo o candidato pode ser entrevistado por grupo de debatedores que representam os vários intervenientes no processo de contratação. Dentro do formato existem várias abordagens para a realização da entrevista. Formatos de exemplo incluem:

  • Apresentação: Ao candidato é dado um tema genérico e pediu para fazer uma apresentação para o painel. Frequentemente usado em processos acadêmicos ou às vendas.
  • Formato de Papel: Cada palestrante está encarregado de fazer perguntas relacionadas ao papel específico da posição. Por exemplo, um dos participantes pode fazer perguntas técnicas, outros questões de gestão, perguntas de clientes, de serviços, entre outros temas.
  • Filmagem: O candidato recebe perguntas de série de palestrantes em rápida sucessão para testar a capacidade de lidar com situações de estresse. Entrevistas estressantes ainda estão em uso comum na atualidade. Elas servem para explicitar melhor o comportamento. Um tipo é quando o empregador utiliza uma sucessão de entrevistadores, cuja missão é intimidar par que o candidato fique fora do equilíbrio.

O propósito ostensivo da entrevista é descobrir como o candidato lida com o estresse. Entrevistas podem envolver testes do comportamento de candidatos em ambientes ocupados. Perguntas sobre a manipulação de sobrecarga de trabalho são utilizadas nesta situação. Outro tipo estresse pode envolver apenas um único entrevistador, que se comporta de forma desinteressada ou hostil.

Foto: korisni-savjeti.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…