Home Formação Esclareça as dúvidas sobre pós-graduação

Esclareça as dúvidas sobre pós-graduação

5 min read
0
Conheça mais sobre a pós-graduação

Quando se está cursando o Ensino Médio, o pensamento gira em torno de qual profissão escolher e em qual faculdade estudar. Depois de tomar essa difícil decisão, começa a luta por uma oportunidade no mercado de trabalho. Mas se engana quem acredita que essas dúvidas acabam com o término da graduação. Com o diploma na mão surgem os questionamentos: Em qual área devo me especializar? Na que me interesso ou na que oferece mais oportunidades de emprego?

Essas perguntas fazem parte das dúvidas sobre a pós-graduação. Durante a faculdade, o estudante conhece diversas vertentes de seu curso, porém, ao finalizá-lo é preciso escolher em qual delas quer se especializar. Alguns profissionais preferem seguir a tendência do mercado de trabalho, já outros optam pela área de mais interesse. Uma dica para os futuros pós-graduados é tentar unir uma área de interesse com o seu atual trabalho ou com um emprego que almeja ter.

Por que fazer uma pós-graduação?
Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, o diferencial de um profissional surge quando ele se torna especialista em determinada área. Uma pós-graduação demonstra que a pessoa não se limitou a ter apenas uma profissão, mas que foi em busca de novas experiências e aprendizados em sua área de atuação.

No Brasil, a exigência de especializações vem crescendo gradativamente, já que as empresas vêm seguindo uma tendência européia de contratar profissionais com longa trajetória acadêmica. As vantagens de ter uma especialização são inúmeras. As vagas para esses profissionais, por exemplo, sempre oferecem bons salários, cargos de liderança e plano de carreira.

As universidades disponibilizam vários níveis de especializações como MBA, mestrado e doutorado, além de cursos livres que têm por objetivo habilitar o profissional em uma determinada área. Independente do módulo escolhido, a pós-graduação exige muito empenho do estudante, já que, diferente de uma graduação, a pós trabalha muito mais com a reflexão e os conhecimentos prévios do estudante.

Textos científicos, análises, interpretações de texto e debates fazem parte das aulas. Sem falar que o curso funciona, também, como uma troca de experiências entre os próprios alunos que, na maioria das vezes, já estão inseridos no mercado de trabalho e com os professores que desfrutam de uma vasta experiência na área.

Como conseguir uma bolsa de estudo?

Quem almeja uma bolsa de estudos em um curso de pós-graduação pode procurar pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que

oferece bolsas em diversas universidades brasileiras e do exterior.  Há também, programas como o do Mais Estudo, no qual os candidatos se inscrevem pelo site e solicitam desconto nas universidades conveniadas ao programa.

Leia mais
Manter-se Atualizado? Pós-graduação! Não Acomode-se na Profissão!
Legislação de pós-graduação
Devo fazer Pós-Graduação? Dicas do que fazer depois da faculdade.

Foto: tocadacotia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível po…