Home Procura de emprego Está na hora de ter portfólio online!

Está na hora de ter portfólio online!

4 min read
0
Orkut é uma das rede social mais popular no Brasil

Profissionais de comunicação que não acompanharam a evolução da internet e que possuem vasta experiência acabam perdendo muitas chances no mercado de trabalho por não terem portfólio online. Há aproximados 20 anos, profissionais que trabalharam com jornalismo, publicidade, fotografia, entre outros, reuniam todos os trabalhos off-line agregando pastas e mais pastas de documentos. Hoje em dia, com a internet, possuir portfólio off-line é totalmente descabido. O portfólio online pode ser um fator decisivo para uma futura oportunidade de trabalho.

A WEB a um dos principais meios para procurar ou receber propostas de emprego. Quem trabalha informalmente ou individualmente não pode ficar fora dela, pois os interessados em empregar neste regime de trabalho, normalmente, só procuram trabalhadores pela internet.

Mesmo quem trabalha formalmente com regime CLT deve possuir conteúdo na rede mundial. Ninguém sabe o dia de amanhã e, muitas vezes, pode ocorrer à temida demissão.

Atualmente é muito fácil montar um portfólio online. O primeiro passo é se inscrever em mídias sociais, como Orkut, Facebook, Messenger ou LinkedIn. Com um ou dois meses de prática já é possível entender as ferramentas principais destes ambientes virtuais. Fuce em tudo, este é o melhor método de aprendizagem. Certamente que com o tempo a usabilidade do fuçador aumentará ligeiramente.

O segundo passo é procurar um ciberespaço canal para postar todos os seus trabalhos. Quem trabalha com textos deve postar os mesmos em um Blog, os fotógrafos procuram o Fotoblog e os profissionais que trabalham com vídeos se inscrevem no Youtube, entre outros. Ressalta-se que a inscrição nestes ambientes é grátis, o internauta não precisa tocar no cartão de crédito para utilizá-las.

Na hora de procurar um novo emprego, um portfólio online completo vai ser bastante requerido nas entrevistas, principalmente no campo da comunicação, onde os profissionais devem, no mínimo, terem noções básicas sobre os mais diversos meios de comunicação.  Sobretudo na internet, meio mais estudado e trabalho ultimamente e que gera receitas para milhões de pessoas no mundo.

Na hora de digitalizar informações para colocar na web como portfólio seja bastante criterioso. Reúna apenas trabalhos mais especiais ou os que merecem destaques. Caso for colocar informações em excesso tente separá-las e organizá-las por gêneros, não misture muito a informação. Hoje o mundo está cada vez mais segmentado e criterioso.

Muitas vezes os selecionadores das vagas estão procurando profissionais para trabalhar com segmentos específicos. Não deixe o selecionador atordoado com muita informação desorganizada na WEB, pois a confusão pode ser o principal motivo para escolha de outro candidato que possua um conteúdo online mais qualitativo.

Leia mais:

Sites para criar gratuitamente o seu portfólio online

Foto: CyberHades no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…