Home Estágios Estágio: Como ser efetivado?

Estágio: Como ser efetivado?

4 min read
0
Conheça como ganhar efetivação no estágio
Conheça como ganhar efetivação no estágio

O desemprego no mundo inteiro está em cheque. Brasil conta com índice recorde na manutenção de emprego. Entretanto, poucas vagas são criadas e quem sofre com isso são os mais jovens que possuem pouco preparo e muita vontade de trabalhar.

Neste sentido, graduandos que conseguem encontrar vagas de estágio devem assegurar seus postos de trabalho de qualquer forma. Entretanto, apenas realizar trabalho esperado pode ser prejudicial à futura efetivação. Empregadores precisam se sentir surpreendidos para que ocorra maior chance de conquistar a sonhada vaga.  Descubra como estagiários podem ser efetivado.

Um dos principais objetivos do estágio é preparar jovens funcionários com perspectiva futura para realizar funções no itinerário, além de possui perfil que se adeque pragmaticamente nas normas institucionais e cultura organizacional. Empregadores almejam contratar mão-de-obra sem vícios conquistados em outros ambientes de trabalho. Vontade de crescer na profissão também representa outro aspecto muito ambicionado.

No processo seletivo a maioria se demonstra entusiasmada. Durante o itinerário, somente quem possui aptidão e legítima vontade de continuar conquista destaque rapidamente. Superiores notam a força de trabalho que está em suas mãos e se convencem sobre as evidências demonstradas principalmente por aspectos positivos ocorridos na produção.

Comportamento: O aspecto comportamental representa ponto extremamente importante, muitas vezes mais do que funções técnicas ou formação acadêmica. Superiores não esperam serem bajulados e nem ignorados. Estagiários precisam possuir caráter colaborativo e flexível, ganhando confiança e empatia da equipe.

Jovens trabalhadores encontram grande choque cultural no primeiro contato profissional. Depois de longos anos em ambiente escolar chega o momento de crescer em diversos aspectos. Talvez este seja o momento de maior desafio na vida profissional. Valores da bolsa são baixos e existem altos gastos demandas principalmente pelas faculdades.

Reputação profissional precisa ser encarada como ponto crucial. Pequenas ações podem elevar ou desqualificar qualquer carreira. Neste sentido, moral e ética devem ser positivamente evidenciadas.

Problema empresarial: Interessante notar que empresas encaram de forma errada os legítimos conceitos deste cargo. Em tese, graduando deveriam assumir postos onde existem administradores qualificados sempre disponíveis. A realização de tarefas necessita do caráter assistencial e não de urgência. Inúmeras corporações idealizam estas posições como quebra galhos, assumindo posições que deveriam ser executadas por profissionais.

Os empresários conquistam inúmeras vantagens relacionadas com isenção de impostos trabalhistas, tributários e previdenciários. Também estão isentos de arcar com obrigações relacionadas com direito trabalhista como aviso prévio, multa rescisória, etc. Estagiários que cumprem programas até o final possuem chances evidentes de serem efetivados.

Leia Mais:
Vagas para estagiários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…