
Porém, realizar esse busca de forma inteligente pode otimizar seu tempo e evitar que você participe de seleções para empresas ou tarefas das quais não gosta ou concentre seus esforços em posições para os quais ainda não está habilitado. Enfim, a partir do momento em que você começa a planejar, você só tem vantagens!
Confira algumas dicas para facilitar seu caminho:
- Organize seu tempo: procurar uma vaga de emprego demanda tempo para customizar o currículo, selecionar as melhores oportunidades, escrever o e-mail de envio etc. Separe um tempo determinado do seu dia para cuidar desses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
- Conheça a empresa: ao encontrar uma vaga de interesse, faça uma rápida pesquisa sobre a organização antes de enviar seu currículo. Vale pesquisar o site institucional, perfis nas redes sociais e qualquer outro veículo que possa fornecer dados sobre ela. Quando mais você conhece-la, maiores suas chances de contratação.
- Reconheça-se nela: de nada adianta se candidatar para uma grande empresa se você não se identifica com ela. É importante pesquisar sobre a Missão e Valores defendidos por ela e, se possível, conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam nela. Reconhecer seu perfil no ambiente de trabalho que a empresa estimula já é meio caminho andado.
- Estude: Faça o maior número possível de atividades extracurriculares que sua faculdade disponibilizar e tenta participar de seminários e palestras sobre sua área de atuação. Estar atualizado é uma vantagem sempre vista com bons olhos pelo recrutador. Converse com seus professores e saiba quais são os requisitos que o mercado está exigindo dos novos empregados. Ter essa consciência pode te ajudar muito caso lhe seja perguntando qual especialização ou curso você deseja fazer até a conclusão da faculdade.
- Tenha confiança: talvez a dica mais importante e a menos percebida pelos candidatos. Se você foi chamado para uma entrevista, quer dizer que o recrutador já sabe o que você pode ou não pode executar e só deseja saber se você é suficiente comprometido para desempenhar seu trabalho. Ao ir para uma entrevista, tenha certeza de que você se preparou da melhor maneira que pode e tente deixar o nervosismo de lado. Sem ele, a conversa com certeza fluirá de forma melhor.
Foto: unipacvirtual.blogspot.com