
Etapa fundamental para obter o certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o exame de língua portuguesa para estrangeiros, que acontece em média duas vezes por ano, é desenvolvido priorizando saber como o usuário se relaciona com o idioma: as questões são mais focadas na capacidade do indivíduo em falar o português do que perguntas sobre gramática e vocabulário.
Para fazer essa avaliação, o teste foca em simular tarefas que se assemelhem a situações que provavelmente ocorram na vida real, já que em casos assim o usuário é levado a utilizar todos os recursos de argumentação que possui para conseguir entender os questionamentos realizados, interpretá-los de forma clara e respondê-los da forma pedida.
Por é importante frisar que a preparação para o exame é contínua, não é um único modo ou uma técnica mais eficiente para se preparar. As experiências do dia a dia são o melhor professor.
Uma alternativa bastante válida é consultar revistas e jornais em português, tanto impressas como on-line, e entender o modo como as notícias são construídas (o que será de grande ajuda na produção ou entendimento de textos). Conversar com falantes do idioma e assistir filmes e programas locais são hábitos que precisam fazer parte do dia a dia de quem estuda o idioma, a fim de facilitar a compreensão de todas as nuances do vocabulário e expressões informais.
A nota final do candidato é definida pela menor nota entre a nota final da Parte Escrita e a nota final da Parte Oral e pode variar de 0 a 5, fazendo com que ele possa alcançar os determinados níveis de proficiência:
- Nível Pontuação Obtida
- Sem Certificação 0,00 a 1,99
- Intermediário 2,00 a 2,75
- Intermediário Superior 2,76 a 3,50
- Avançado 3,51 a 4,25
- Avançado Superior 4,26 a 5,00
O candidato vai alcançando níveis superior de acordo com a qualidade demonstrada nas tarefas de compreensão e produção textual: quando mais adequado ao tema, elaborado e compreensível os exercícios são, maior é a nota final.
No nível Intermediário, o candidato demonstra compreender e transmitir informações conhecidas, sendo que em situações inéditas estará mais exposto a cometer erros e confusões verbais. Já nos níveis avançado, o candidato demonstra mais domínio do idioma, conseguindo produzir textos mais profundos e abrangentes, conseguindo usar as estruturas mais complexas da língua e não se intimidando mesmo em situações desconhecidas.
Foto: fltaportuguesbrasileiro.wordpress.com