Home Formação Você sabe para que serve o Enade?

Você sabe para que serve o Enade?

4 min read
1
Conheça o ENADE

Criado em 2004, o Enade chegou para substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, e tem como objetivo avaliar os alunos ingressantes e concluintes do ensino superior para saber se as instituições de ensino estão ministrando o conteúdo pertinente para o ano em que cada estudante se encontra durante a graduação.

  • Como funciona

A avaliação é feita por meio de uma prova que traz o conteúdo que deveria ter sido transmitido aos alunos pela respectiva instituição de ensino onde ele estuda. Além de uma série de perguntas básicas, também consta na avaliação questões mais técnicas, cujo conteúdo o estudante só teria acesso por meio das aulas.

Após a correção dos testes, cada curso é avaliado e enquadrado em uma das cinco categorias existentes, onde 1 apresenta o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área estudada.

Para fazer esse cálculo é tirada a média dos resultados conquistados pelos estudantes do último ano, que possui 60% de peso no conceito final do curso, com a média dos alunos ingressantes, com peso de 15% e com a média de ambas as categorias na parte da prova que consistia em perguntas de formação geral, que vale 15% da prova, completando a porcentagem.

  • Cursos avaliados

Desde 2004 foram realizadas cinco edições do Enade, que avaliam o desempenho educacional dos seguintes cursos:

Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço social, Terapia ocupacional e Zootecnia, Farmácia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Agroindústria. Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação e as Engenharias.

Os estudantes são convocados para o Enade por meio de uma carta enviada para a residência de um determinado número de alunos de cada curso. Aqueles que não realizarem a prova sem uma alegação pertinente ficam impedidos de concluir o curso e não recebem o diploma no seu término.

Polêmicas envolvendo o Enade

Em muitos casos, os resultados obtidos pelo exame não podem ser aferidos como 100% certos devido ao boicote feito por estudantes das principais universidades do país, que alegam não ver sentido na aplicação desse teste. Por isso, é comum ver centros de ensino de alta excelência, como a Universidade de São Paulo, USP, com um conceito baixo nesse exame.

One Comment

  1. Raul

    13 dezembro, 2011 at 1:21 pm

    Obrigado, jo no conheçia el Enade.¡¡¡

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …