Home Formação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

4 min read
0
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Depois de anos com inúmeros escândalos o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) parece ter encontrado um caminho mais qualitativo, longe de empresas que vencem processos licitatórios e vendem as respostas dos gabaritos, ou mesmo distante da falta de segurança onde alunos podem trocar informações instantâneas via celulares e smartphones. Conheça as características do novo Enem e esteja mais preparado para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

O novo Enem possui o mesmo caráter de todos os exames escolares, ou seja, medir o nível de conhecimento do aluno que possui formação até o ensino médio, contudo os acadêmicos também podem realizar a prova com o intuito de renovar os seus conhecimentos, ou mesmo saber se a sua média pode aumentar. De fato, não há limite de idades para participar da avaliação.

O Ministério Público está com um projeto para integrar o exame junto com algum tipo de processo de seleção unificada com as universidades públicas e federais. Este é sem dúvidas uma maneira de atrair mais candidatos à prova, e ao mesmo tempo, abrir mais ainda as portas da democracia para os menos favorecidos, ou mesmo os “alunos modelos”.

Estrutura do Enem

São disponibilizadas quatro provas que simbolizam todo o exame objetivo, cada uma contêm 45 questões de múltipla escolha mais uma redação com algum tema relacionado com assuntos da atualidade, normalmente casados com temas educacionais. As perguntas estão relacionadas com as ciências humanas, matemática, natureza e linguagem.

Valores e regras do Enem: As inscrições normalmente acabam no último dia do mês de julho. Neste ano a avaliação vai ser realizada nos dias 22 e 23 de outubro. As datas de divulgação do gabarito e do resultado não estão divulgadas oficialmente, mas provavelmente vão ser conhecidas bem antes da do início dos vestibulares públicos.

Quem concluiu o Ensino Médio em escola pública possui isenção na taxa de inscrição que custa R$35. Os candidatos que cursaram escolas do Estado e da inciativa privada também possuem isenção desde que estejam cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para programas do Governo Federal).

A prova é realizada no mesmo município em que foi feita a inscrição.

Obrigações dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Antes de tudo é indispensável que o edital seja lido completamente e interpretado corretamente, nele estão todas as regras sobre o que é ou não permitido. Na prática é importante chegar com até uma hora de antecedência, desligar todos os aparelhos eletrônicos, somente portar caneta e borracha em cima de carteira e seguir todas as indicações do orientador da sua sala.

Leia mais
Se alimente bem e melhore seu desempenho nas provas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…