Home Dicas para o trabalhador Faça uma apresentação vencedora

Faça uma apresentação vencedora

4 min read
0
Apresentação vencedora
Fazer uma apresentação

Fazer uma apresentação, seja para sua equipe ou um público que deseja ouvir o que você tem a dizer, é uma tarefa que exige planejamento, treino e, como sempre, jogo de cintura.

É normal sentir-se inseguro ou um pouco perdido sobre a melhor forma para desenvolver cada slide. Porém, seguindo algumas dicas simples e objetivas, as chances de sucesso são quase garantidas:

  • Pense em um roteiro: a primeira coisa que você faz ao começar uma apresentação é abrir o arquivo começar a digitar? Parabéns, você está fazendo isso errado. Uma apresentação precisa ser algo feito previamente e já roteirizado com começo, meio e fim. Abra um arquivo de texto, escreva tudo o que você quer que esteja na apresentação, certifique-se eu não esqueceu nada e organize os slides de acordo com a ordem de fala.
  • Tenha um início arrebatador: prender a atenção do público logo de cara é um recurso utilizado em vários aspectos da vida, incluindo em apresentações. Pense em uma frase de efeito, pergunta ou mesmo uma imagem elaborada. O importante é instigar a curiosidade de quem está te ouvindo logo no começo. Essa tática facilita o desenrolar dos slides e traz mais segurança ao apresentador.
  • Atenção redobrada com as imagens: os recursos de ilustração são, em muitos casos, o cerne da apresentação. Portanto, é necessário escolhê-los com muito cuidado. Utilize imagens de boa resolução, fáceis de visualizar e que tenham conexão com o tema que o slide apresenta. Isso irá agregar muito valor ao seu arquivo. Quanto menos texto, melhor. E coloque-o em uma fonte que permita a visualização de todos os que estão no ambiente (algo em corpo 30 normalmente já preenche as necessidades).
  • O slide não é para você: ler o que está escrito nos slides é uma atitude que deve ser tomada apenas em ultimo caso. Mesmo. O documento precisa ser pensado para facilitar o entendimento do espectador, não o seu.
  • Ensaie: não tenha vergonha de falar para o espelho quantas vezes forem necessárias. Veja a melhor forma de impostar a voz, como gesticula a mão e se a sua fala “casa” com o slide apresentado.
  • Traga uma análise no final: Por mais abstrata que seja o tema da palestra, é importante que ela traga algo como uma conclusão no final. Pode ser uma opinião formada ou apenas pontuações que você julga importantes, mas esse desfecho é necessário para que quem esteja te assistindo consiga encerrar a apresentação em sua mente e começar a assimilar de forma unificada tudo o que você transmitiu.

Foto: blog.gaveteiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …