Home Mercado de trabalho Falta mão-de-obra qualificada para construção civil no Brasil

Falta mão-de-obra qualificada para construção civil no Brasil

4 min read
10
O Brasil precisa mão-de-obra qualificada para incluir a construção civil

A falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho não é uma novidade no Brasil. Em contrapartida o país continua crescendo economicamente, principalmente no setor da construção civil. Porém, uma hora as coisas se complicam e, produzindo mais, o empregador passa a ter necessidade de empregar funcionários preparados. Uma vez que o Estado investe minimamente na educação, cabe ao empreender a livre-iniciativa de qualificar o empregado que necessita de aperfeiçoamento para melhorar a produção. Porém, o exercício pode ser caro. Sendo assim devem ser criados métodos qualitativos e quantitativos para minimizar custos e tempo. Um grande exemplo deste paradigma acontece em Uberaba, Minas Gerais, onde a União dos Empresários treina funcionários em pleno ambiente de trabalho, pagando renumeração adicional pela realização da atividade.

Pode-se dizer que a cada dez obras em território nacional três estão atrasadas uma vez que mão-de-obra qualificada está baixa. Os dados são destacáveis. A Confederação Nacional das Indústrias afirma que quase 90% das empresas do setor estão com problemas do gênero. “A construção civil está muito demandada, está bem aquecida à praticamente dois anos, e, a falta de mão-de-obra tem sido o gargalo para que a gente consiga executar o número de obras assediadas”, é o que diz Marcelo Zaidan, diretor do Sindicato da Construção em Minas.

Diante tanta problemática, os empresários de Uberaba investem criativamente em aprimoramento profissional. As empresas determinam os setores de maior carência e os cursos são estudados e formatados, sempre com o intuito de treinar e qualificar o profissional. Os funcionários têm aulas aos sábados onde também constroem e recebem pagamento adicional pela realização da tarefa que é sempre instruída por professores especialistas em construção civil.

Os cursos possuem quase 72h práticas onde não existe nenhuma teoria, somente a prática, sem dúvidas, melhor método de fixar a matéria. Certamente que as construções são aproveitadas e vendidas pelos empreiteiros, o que auxilia e equilibra os custos. Os resultados estão sendo colhidos rapidamente e o município vem ganhando visibilidade nacional pelo aspecto.

É neste âmbito que muitos trabalhadores de outros setores estão se transferindo imediatamente para este setor. O mercado está ávido por contratar novos funcionários. Os empreiteiros que sofrem com a problemática deveriam seguir o exemplo de Uberaba, com isso, teriam uma franca melhora produtiva, além de um funcionário feliz, aspecto fundamental de uma equipe criativa e eficaz.

Foto: Fernando Stankuns no Flickr

10 Comments

  1. José Alberto dos Santos

    27 novembro, 2011 at 6:57 pm

    Existe um falsa informação a respeito de mão de obra qualificada.
    Por um acaso Srs. Sabe quanto ganha um pedreiro na
    Europa?????
    Pois bem R$ 2.500,00 simplesmente isso aí.

    Vçs sabem quando pai de família esta abaixo da linha da miséria no Estado Unidos> Guando ele ganha menos de 2.500,00.

    Sabe qual salário ideal para um família com dois
    filhos 2.800,00 segundo Dieese.

    Então o que Srs. mim diz.

    Tenho 51 anos sou gradual tenho Pos e não consigo um Emprego há Altura.

    Minha área é simplesmente construção civil pesada.

    Sou Comprador.

    Reply

    • Renato Duarte Plantier

      27 novembro, 2011 at 7:09 pm

      Olá, Sr José.
      Quantas pessoas o senhor conhece que possuem o mesmo estimado perfil e demanda profissional?
      Sem contar que a matéria foi baseada segundo as próprias palavras de Marcelo Zaidan, diretor do Sindicato da Construção em Minas Gerais.
      Obrigado por ter lido nosso artigo informativo e por opinar sobre o mesmo.

      Reply

  2. construtora Empreend.Bocaiuva

    1 dezembro, 2011 at 9:20 am

    Nòs da construtora Bocaiuva somos unidos emprol da busca constante por obras, e mao de obra qualificada e o q encontramos é um monte d gente querendo empregar e nâo trabalhar, è por isso q valorizamos cada um d nossos colaboradores e praceiros q confia em nosso trabalho.(estamos a disposição para novas parcerias ). obrigado!

    Reply

  3. construtora Empreend.Bocaiuva

    1 dezembro, 2011 at 9:26 am

    Nòs da construtora Bocaiuva somos unidos emprol da busca constante por obras, e mao de obra qualificada e o q encontramos é um monte d gente querendo empregar e nâo trabalhar, è por isso q valorizamos cada um d nossos colaboradores e parceiros q confia em nosso trabalho.(estamos a disposição para novas parcerias ). obrigado!

    Reply

    • Renato Duarte Plantier

      1 dezembro, 2011 at 9:37 am

      Olá,
      qual é o site da estimada construtora?
      possui vagas em aberto, podemos divulgá-las!
      Obrigado por ter visitado nosso ciberespaço.

      Reply

  4. WAGNER MION

    2 janeiro, 2012 at 10:12 pm

    BOA NOITE,TRABALHO NO RAMO DE PEDREIRO A MAIS DE VINTE ANOS.REALMENTE ESTAMOS COM FALTA DE MAO DE OBRA QUALIFICADA.MAS INFELISMENTE O NOSSO RAMO NAO ESTA ,SENDO VALORIZADO.GANHAMOS POUCO E E EXIGIDO MUITO.NOS DEVEMOS BATALHAR MAIS P/QUE O NOSSO RAMO VENHA SER MAIS VALORIZADO.OS EMPREITEIROS GANHAM BEM,MAS NOS EXECUTAMOS O TRABALHO BRAÇAL,NAO TEMOS VALOR.O SALARIO NOSSO ESTA MUITO ABAIXO.DO QUE NOS MERECEMOS GANHAR.DESTE JA AGRADEÇO.E DEIXO O MEU PROTESTO.

    Reply

  5. antonio marinho cunha

    17 janeiro, 2012 at 4:57 pm

    gostava de obter trabalho na construção civil em acabamentos

    Reply

  6. Otniel narcizo pereira

    23 janeiro, 2012 at 7:49 am

    Bom dia nos trabalhanmos na contruçao civil trabalhamos com acabamentos pedreiros.

    Reply

  7. Fassio Ferreira dos Santos

    12 fevereiro, 2012 at 11:37 pm

    ola SR Duarte, sou feitor de carpintaria e ao contrario do comentario do representante da construtora Bocaiuva,estou a tres meses a procura de TRABALHO,e nao emprego ,tenho comigo profissionais experientes na area de carpintaria,tambem a procura do mesmo.
    gostaria de saber sobre vagas , e estamos a disposiçao de qualqer empresa para qualqer regiao do brasil .
    Temos ampla experiencia em construçao de barragens.
    OBRIGADO

    Reply

  8. Francisco de Sousa Assis.

    26 março, 2012 at 4:36 pm

    Tenho uma pequena construtora com uma equipe de funcionarios a disposição devidalmente registrado a empresa comtoda a documentação em dia todos os imposto pago estou com seria dificuldade de trabalho Porque quando chego ao engenheiro ou a construtora vou avaliar o preço que eles nos oferece eu vejo que não consigo fechar a obra por este motivo prefiro naõ fexar contrato doque fexar e dar um colote como muitos que conheço na praça como eu mesmo ja fui vitima.D estes maus empresarios. caro leitor estou a disposição se estiver obra para executar estarei aberto as negossiação grato Sr Solução Construção e ComercioME

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…