Home Formação FIES Técnico: Mercadante está otimista

FIES Técnico: Mercadante está otimista

4 min read
0
Fundo de Financiamento ao Estudiante do Ensino Superior
Fundo de Financiamento ao Estudiante do Ensino Superior

No Programa de Rádio “Hora da Educação”, Aloizio Mercadante, ministro da Educação, se demonstrou otimista com as expectativas e resultados conquistados pelo FIES Técnico e PROUNI (Programa Universidade para Todos). Gravação do dia 04/07. No FIES Técnico, empreendimentos podem conquistar financiamentos especiais para qualificar força de trabalho. PROUNI também se destaca na visão do ministro.

Desde o segundo semestre deste ano, as empresas do Brasil podem solicitar financiamentos especiais no intuito de qualificar funcionários relacionados com a área profissional.

O principal objetivo do FIES Técnico é conceder cursos de ensino técnico aos cidadãos que não têm dinheiro suficiente para arcar com os custos dos estudos. Permite com que estudantes financiem por longo período e poucos juros para pagar quando a formação estiver completa.

Em qualquer um dos casos, os juros são equivalentes a 3,4% por ano. Os empregadores precisam elaborar o plano de capacitação de acordo com a oferta dos cursos presentes na lista do MEC.

Palavras oficiais

“Temos mais de 680 escolas técnicas no país em processo de habilitação para possibilitar esse financiamento; Temos uma perspectiva sempre de análise qualitativa com relação às condições adequadas para a instituição; Nas visitas, são avaliados os projetos pedagógicos dos cursos técnicos, as condições de infraestrutura e laboratórios, assim como o próprio perfil do corpo docente”, afirmou o Mercadante no Programa “Hora da Educação”. O ministro ainda disse que as escolas cadastradas passam por rigorosas avaliações antes de ingressarem ao FIES.

PROUNI: O MEC diz que existem quase 457 mil inscritos na segunda etapa do Programa em 2012, sendo que há 90.311 bolsas em 1.316 universidades particulares distribuídas pelo Brasil. Quem não for escolhido nas duas chamadas oficiais por pedir o cadastro na lista de espera, esperando vagas que por ventura estejam inocupadas. Os que desejam entrar na fila de forma oficial têm até 04/08 para manifestar interesse.

ENADE: O MEC espera 500 mil candidatos participantes no ENADE 2012 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). As inscrições se encerram no dia 17/08, de acordo com a nota divulgada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). O exame, composto por cinquenta questões de conhecimentos gerais e específico, está previsto para ser aplicado em 25/11, às 13h, horário oficial da capital do Brasil.

Crise do FIES: No início do ano pássaro uma notícia assustou a todos os brasileiros que contam com recursos do FIES para aprimoramento da educação. Universidades ameaçaram trancar na catraca os alunos do programa por causa do atraso no pagamento das verbas para a manutenção das matrículas.

Foto: jornalafontedeconde.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…