
A procura da felicidade
Chris Paul era vendedor de aparelhos médicos que estavam em decadência no mercado. Após uma crise familiar e ser abandonado pela esposa com um filho pequeno ele cultiva e vai em busca de um grande sonho, ser corretor de ações, se submete a um estágio não remunerado de tempo integral, precisando morar em albergue com o filho. Ele desenvolveu estratégias de vendas consistentes para progredir na carreira e não deixar de cuidar do filho. “eu não bebia água para economizar o tempo que depois teria que perder indo no banheiro”. Esta é uma frase muito marcante neste filme, pois demonstra (claro que exageradamente) que é preciso se adaptar as adversidades encontradas no dia a dia. Ninguém conseguira vitórias de dor e luta. Chris Paul se torno anos mais tarde em um grande milionário dono de sua própria empresa. Estratégias são essenciais nas equipes (principalmente) de vendas. Adapte e desenvolva a sua, mas nunca deixe de lutar!
A prova de fogo
Akkelah Anderson tem 11 anos e é criada por uma família americana muito pobre, na escola é incentiva a participar de um torneio de soletrar (o maior do mundo) “National Spelling Bee”. O problema é que além de não saber como estudar para um campeonato de soletrar e representar toda sua comunidade, escola, cidade… Ela tem uma dificuldade enorme e pensa em desistir várias vezes, até encontrar um professor que concorda em ajudá-la e treina-a para competir. Ele passa exercícios que ela considera inútil e bobos, assim como muitas vezes nós julgamos alguns ensinamentos (palestras, feedbacks, dinâmicas, treinamentos…) bobos e sem eficiência. Então enquanto ela avança nas etapas do campeonato e perde o apoio do treinador ela aprender a investir todo o seu tempo livre nesse objetivo, desenvolve várias formas de estudar – decorar e aprender – conquista admiração de toda a cidade, e enfrenta o seu maior adversário, si mesmo e sua autopiedade.
Tempo de Recomeçar
George Monroe, um arquiteto de meia idade que dedicou décadas a seu trabalho em uma só empresa é demitido por não estar atualizado no mercado e ao mesmo tempo descobre que tem câncer e um tempo curto, mas indeterminado de vida. Ele organiza sua vida em função do tempo que lhe resta e põe em pratica o seu maior desejo e projeto de vida que adiou durante todos esses anos, construir a própria casa.
As vezes nos perdemos em tantas coisas que não nos preenche, você precisa ser capaz de entender as dificuldades e não exagerar nas interpretações que você faz da realidade.
“As adversidades só existem quando eu as percebo como tais”.
Vale a pena, assistir e rever estes três filmes, são histórias baseadas em fatos reais que tornam ainda mais importante as lições que ensinam. Crie suas sortes e se motive sempre, vale uma boa leitura (aqui tem ótimas sugestões) ou um bom filme (como esses acima) e vale também estudos sobre a sua profissão e as novas possibilidades no mercado de trabalho.
Foto: lucianomonteirojr.blogspot.com