Home Direito Fraude no Seguro-Desemprego

Fraude no Seguro-Desemprego

4 min read
1
Fraude no Seguro de Desemprego
Fraude no Seguro de Desemprego

A corrupção impera em solos nacionais, inclusive na esfera do trabalho. O ex-ministro caiu por conta de diversas corrupções, não sendo surpresa a evidência de outras fraudes no setor que possui suma importância para o crescimento da econômica nacional. A sociedade representa o próprio espelho dos políticos em diversos segmentos.

Diversas quadrilhas estão espalhadas pelo país realizando inúmeros golpes. Alguns deles conseguem ser desmanchados pelas ações da PF (Polícia Federal). Desmontada quadrilha que fraudava seguro-desemprego em São Paulo.

Operação Ócio: Na manhã do último dia de março deste ano a Polícia Federal junto com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) desarticulou quadrilha que aplicava o golpe do estelionato contra o tesouro nacional.

A quadrilha estabelecida na cidade de Teodoro São Sampaio, interior de São Paulo, objetivava utilizar pessoas jurídicas para realizar contratações e demissões simuladas e sacar valores provindos do Programa Seguro-Desemprego, pertencente das leis trabalhistas brasileiras que hoje em dias estão entre as que mais defendem os trabalhadores.

Ao todo foram contabilizados 35 mandatos:

  • 04 de prisão
  • 16 para condução coercitiva
  • 15 relacionados com busca e apreensão

Dentro dos locais que serviam como laboratórios para a realização das fraudes foram apreendidos inúmeros fatos evidentes que comprovaram de forma explícita a amplitude do campo de atuação da quadrilha de estelionatários.

Foram investigados residências e escritórios que apresentavam entre as evidências mais de 50 processos solicitantes do benefício reservados aos trabalhadores “penalizados” pelo desemprego nacional. Também foram encontrados: Cartões do Seguro-Desemprego, HD, notebooks, entre outros elementos que servem para comprovar os golpes.

Interessante notar que a quadrilha atuava por outras cidades de São Paulo além de Teodoro Sampaio:

  • Presidente Prudente
  • Mirante do Paranapanema
  • Junqueirópolis
  • Icaraíma
  • Presidente Venceslau
  • Santo Inácio

Vale ressaltar que a Polícia Federal contou com assistência da delegacia da Policia Civil de Teodoro Sampaio prestada de forma considerável, auxiliando diretamente para que a quadrilha fosse capturada e os mandatos cumpridos na área municipal.

Todos os presos devem responder por formação de quadrilha e estelionato, podendo pegar até quinze anos de prisão, variando conforme as medidas das participações do esquema que chegou a desviar milhões de reais dos benefícios.

Além do corpo operante da Polícia Civil de Teodoro Sampaio, participaram da operação cem policiais federais e dois servidores do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Saiba maiores informações:

Foto: costabrancanews.blogspot.com.es

One Comment

  1. Ronaldo Soza

    9 julho, 2012 at 2:42 pm

    Obrigado Renato per las dicas para requerer Seguro de Desemprego

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…