Home Formação Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

4 min read
2
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) chegou em 1999 e foi mais organizado pela Lei nº 10.260/2001 com o intuito de promover maior democratização no que tange a formação acadêmica e profissional de todos os tipos de brasileiros, natos ou naturalizados, que já estejam cursando a academia. Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais muita capacitação dos profissionais, o programa já é um verdadeiro sucesso entre muitos acadêmicos da população.  Conheça o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Desde o seu surgimento o fundo já contou com diversos Decretos, Circulares e Portarias, todas com o intuito de sempre aprimorar as regras oferecidas à população. Ele está destinado aos estudantes que não cursam faculdades ou universidades públicas. Quem está com a matrícula devidamente realizada e possui excelente média em processos conduzidos pelo Ministério da Educação pode conquistar esta excelente chance.

Desde 2010 existe um formato para o fundo que vendo dando o que falar positivamente entre os críticos da educação nacional, quando o financiamento passou a estar disponível em qualquer parte do ano. Ressalta-se também que os juros abaixaram consideravelmente quando se paga a dívida agregada, 3,4% anuais.

Financiamento: A partir deste ano o programa possui três fases antagônicas de formas de pagamento. A primeira é a de “utilização”, onde em cada 90 dias de curso cursado o aluno paga no máximo a quantia de R$50 dos juros relacionados com o financiamento.

Também existe a opção de “carência”, quando existe um prazo de até 18 meses após o curso encerrado para sanar a dívida, onde pode ser cobrado até R$50 de juros a cada três meses.

E a “amortização”, terceiro plano onde é possível pagar o financiamento em até três vezes e conta com mais um limite de tempo extra. Por exemplo, caso esteja interessado em uma graduação de quatro anos vão existir mais de 12 voltas da Terra no Sol para que a dívida seja paga, mais 12 meses. Sem dúvidas, um dos planos mais vantajosos, principalmente com os juros irrisórios.

Inscrição!

Primordialmente é necessário é se cadastrar no endereço eletrônico do SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Tenha o cuidado de fornecer os dados corretamente e com calma uma vez que qualquer erro pode retardar ainda mais o processo que atualmente está bem dinâmico. Forneça o e-mail e receba as atualizações no próprio correio eletrônico, onde deve ser também enviado uma mensagem que confirma sua inscrição e senha. A partir deste ponto é só prosseguir com a sua opção dentro do ciberespaço e iniciar o primeiro contato. Boa sorte!

2 Comments

  1. Daniel Luque

    20 outubro, 2011 at 2:07 pm

    Obrigado pelas informações. Muito bem explicado.

    Reply

  2. ana lucia

    29 novembro, 2011 at 3:18 pm

    eu quero saber se eu posso fazer este curso,pq eu só tenho ensino medio completo…….isto é vestibular…..

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…