
A vida de camioneiro é muito trabalhosa. A habilitação é só um pré-requisito e o que vale mesmo nas estradas é a experiência. Mas a rotina das estradas normalmente é viciante, e os motoristas de caminhão não pensam em parar. Mais um insentivo são as remunerações que podem ser muito boas, principalmente para quem é dono do próprio veículo. Veja como tirar licença para ser motorista de caminhão.
O Brasil é um dos países com maior número de grandes rodovias entre cidades e Estados. Neste sentido, se o país vive um grande crescimento econômico é porque certamente grande parte deste cenário se deve aos caminhoneiros que devem estar preparados para dirigir com segurança para não afetar a sua ou a integridade física dos outros motoristas. Veja como tirar licença para ser motorista de caminhão.
É necessário possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nível D. Neste sentido, menos de 18 anos não são permitidos. Vale ressaltar este ponto uma vez que em outras grandes nações adolescentes estão aptos para participar da avaliação e retirar a licença para dirigir caminhão.
Outro ponto indispensável é saber ler e escrever. De fato, analfabetos não conseguem identificar as placas de trânsito.
A primeira coisa é procurar algum órgão ou clínica ligada ao DETRAN para começar com o exame médico e psicotécnico. Neste sentido, serão avaliados os perfis psicológicos e físicos.
Logo após esta primeira etapa os solicitantes devem se matricular no CFC (Centro de formação de Condutores) utilizando a planilha dos resultados positivos e outros documentos pessoais. São dadas 30h de aulas teóricas com matéria relacionada com as principais regras da legislação de trânsito.
Com o número de horas completadas é necessário realizar prova teórica de múltipla escolha do DETRAN. Os aprovados podem começar com as aulas práticas, pelo menos 15h, contudo algumas pessoas preferem fazer mais horas quando não se sentem preparadas.
Por fim, basta ser aprovado no teste prático e retirar sua CNH nível D.
Foto: Mauricio no Picasa