Home Formação IES – Sistema de Instituições de Educação Superior

IES – Sistema de Instituições de Educação Superior

4 min read
0
IES - Sistema de Instituições de Educação Superior

O investimento em educação superior vai muito além da construção de salas de aula e de universidades públicas e federais, mesas ou carteiras: todos os programas educacionais (como o Pré Jovem Urbano), de avaliação (como o Enem) e de infraestrura demandam muito trabalho e gerenciamento. Para organizar tudo de uma forma menos complicada, foi  criado o Sistema de Instituições de Ensino Superior, conhecido como IES.

Fazem parte desse sistema:

Sistema de Movimento e Avaliação: voltado para secretários da educação, Gerentes  Programa, Coordenadores e Equipes de Ação, tem como objetivo monitorar se as ações planejadas para o ano estão sendo executadas por cada um dos órgãos competentes com a qualidade e excelência exigida.

Sistema de Programação Orçamentária: é o órgão responsável pela elaboração da Proposta Orçamentária do Ministério da Educação, que é feita no final de cada ano e tem como objetivo garantir a verba necessária para a implementação de novos projetos e a manutenção dos já existentes.

Sistema de Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação: após a elaboração das ações definidas para o ano, esse órgão precisa fiscalizar cada secretaria de ensino para se certificar de que a verba está sendo investida no projeto para qual ela foi destinada.

REUNI: da sigla “Reestruturação e Expansão das Universidades”, tem como meta garantir a captação online dos projetos das Instituições Federais de Ensino Superior, a fim de prover melhor estrutura e maior qualidade de ensino.

CONJUR: é o Sistema de Consultoria Jurídica, responsável pelo controle de fluxo de processos administrativos ou jurídicos que envolvem as Instituições de Ensino Superior.

PAR Indígena: controla e promove a divulgação da cultura indígena, bem como garante a formação educacional de quem mora em uma aldeia.

Sistema PNL: voltado à produção dos livros usados nas instituições, esse sistema é responsável pela produção, divulgação e distribuição dessas obras.

Sistema de Avaliação do Patrimônio: garante a boa conservação e melhorias dos prédios e instalações utilizadas pelo MEC, desde escolas até os prédios da administração.

Piso Salarial: responsável pela manutenção e incremento do piso salarial de cada funcionário que atua no setor educacional.

Para conferir todos os programas e sistemas inclusos no IES, acesse a página do Ministério da Educação, que traz diversas informações sobre cada órgão e sua respectiva finalidade, bem como uma área para cadastro e solução de possíveis dúvidas.

Como Conluir o Ensino Médio e Fundamental? ENCCEJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …