Home Formação Inscrições para o ProUni 2012

Inscrições para o ProUni 2012

4 min read
0
Inscrições ProUni 2012

MEC (Ministério da Educação e Cultura) afirma que desde o início deste programa já foram concedidas 919 mil bolsas. Sendo que no ano passado sobraram quase metade das vagas para cursos acadêmicos oferecidos por programas governamentais. Os estudantes precisam correr para não perder o período de inscrições do ProUni que vai de 14 a 19 de janeiro de 2012.

São quase 60% das bolsas a mais do que as divulgadas no primeiro semestre do ano passado, total de aproximadamente 200 mil vagas para 2012. Sendo metade destinadas às bolsas integrais e a outra metade às parciais (que cobrem 50% do valor da mensalidade das faculdades).

Quem pode se inscrever no ProUni 2012
Somente podem se inscrever para vagas integrais candidatos que possuem renda familiar comprovada de até um salário mínimo e meio, equivalente a R$ 933, depois do reajuste do mínimo em R$ 622. Quem tem renda de até três salários mínimos por pessoa na família pode concorrer às parciais.

Para se inscrever basta acessar o site do programa e seguir as indicações divulgadas, até o final das inscrições, quando os processos de matrículas são iniciados. Somente alunos da rede pública podem inscrever-se nas bolsas integrais. Muitos críticos defendem que o governo também deveria conceder espaço para recém-formados de escola particular, já que estão sobrando vagas em todo programa.

O concorrente necessita de pelo menos 400 pontos na média geral das cinco notas existentes no Enem 2011, além da mínima pontuação no exame de redação englobado no conteúdo programático da avaliação.

Sobre a Matrícula dos selecionados

No final do período de inscrição acontecem duas convocações de candidatos pré-selecionados. Estes devem escolher dois cursos disponíveis em instituições acadêmicas inscritas no programa. Somente no início de fevereiro, depois do deferimento da condição do candidato na segunda convocação, se pode efetuar a matrícula nos centros acadêmicos indicados no site do governo.

Quem possui inscrição e não consegue entrar no curso ou instituição almejada pode permanecer na Lista de Espera. Os pedidos para solicitar ingresso nesta lista dura de 22 a 24 de fevereiro.

Para professores que lecionam no ensino básico podem concorrer a cursos de licenciatura ou pedagogia sem necessidade de comprovar renda familiar. Entretanto, esses profissionais devem comprovar que integram o quadro da escola onde trabalham, de forma permanente.

Leia mais:

Requisitos para entrar no ProUni
Além do Enem, os Estudantes devem conhecer o SiSU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…