Home Condições de trabalho Irregularidades no trabalho, aprenda como denunciar!

Irregularidades no trabalho, aprenda como denunciar!

5 min read
43
Irregularidades no trabalho

Muitos empregadores escapam do senso ético para conseguir lucrar ainda mais. No Brasil, existem inúmeras irregularidades que o governo não consegue extinguir. Trabalho escravo acaba sendo grande paradigma, onde até mesmo empresas multinacionais são denunciadas por esta problemática. Entretanto, existem outros inúmeros problemas relacionados com este aspecto: falta de segurança, anotações erradas na carteira de trabalho e recolhimento indevido do INSS são as três maiores  problemáticas que ocorrem com grande amplitude. Não fique calado, aprenda como denunciar irregularidades no trabalho. Trabalho Infantil, trabalho escravo, demissão sem justa causa, atrasos de pagamentos, etc.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima. Empregados podem denunciar tranquilamente, pois os nomes dos denunciantes contam com toda segurança do estado que legalmente necessita assegurar este direito dos cidadãos.

Qualquer tipo de irregularidade que tenha sido feita, até mesmo atrasos ou não pagamento de 13° salário, férias sem renumerações, demissão sem justa causa, entre outros. Trabalhar sem os direitos garantidos por lei não vale a pena. No sistema legal atual, existem poucas regras que beneficiam os trabalhadores, abdicar delas simboliza deixar empregadores roubarem parte da força-de-trabalho.

O melhor caminho para realizar este tipo de denúncia são os sindicatos, pois estes possuem eximio poder político para que acusações não sejam esquecidas, motivadas até mesmo por corrupção. Entretanto, trabalhadores não sindicalizados também possuem todo direito de denunciar. Na prática, queixas devem ser encaminhadas para o Ministério do Trabalho.

Cada estado da federação nacional conta com Procuradorias Regionais do Trabalho. Estes órgãos são representações oficiais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Denúncias podem ser feitas nestes locais pessoalmente, que é a forma mais indicada. Porém, são realizadas também via telefone ou internet. Basta acessar o site da Procuradoria existente na região para encontrar maiores informações.

As reclamações são enviadas para outros órgãos internos que devem investigar os fatos. Os fiscais visitam empreendimentos denunciados para realizar averiguações. Comprovando-se irregularidades, empreendedores recebem notificação que pode ser desde simples advertências até multas que cobram quantias financeiras consideráveis.

Muitos funcionários fazem questão da identificação para possuir maiores provas judicial em seus processos futuros. Empresas que ficam com esta mancha nos registros acabam ganhando menos confiança dos juízes de trabalho em casos na justiça. Quanto maior o número de reclamações existentes contra empresas, maiores são as chances dos trabalhadores conquistarem valores indenizatórias.

Para estes perfis de reivindicações os especialistas indicam aos interessados visitar os seguintes estabelecimentos governamentais: Receita Federal ou Secretária da Fazenda do Estado para INSS irregular e MTE na violação aos direitos trabalhistas.

Podem ser encontradas outras indicações na Central de Atendimento de abrangência nacional: 0800-610101.
Página da Web do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

Foto: OlixWirtinger

43 Comments

  1. José Venceslau Sobrinho

    1 julho, 2012 at 11:55 am

    Srs. Meu Nome É José Venceslau Sobrinho

    Trabalhei Na Empresa Eduvirgens Segurança Situada Á Rua Da Paz 344/356 Em Petolina-PE, Como Vigilante,
    No Período De 14 De Agosto De 2010 á 16 De Julho De 2012 Fui Dispensado Dia 18 De Junho Mais Não Me Pagaram Nada,
    Nesse Período Não Tive Registro Em Carteira E O Meu Salário Foi De 400,00 Reais,
    Trabalhei Na Escala 6×1, Trabalhava 6 Dias E Folgava um No Horário Das 20:00 as 06:00 Totalizando 10 Horas Diárias, Nunca Recebi Adcional Noturno,
    Nunca Recebi Feriado, Pois Nesse Período Trabalhei Em Todos Feriados,
    Nunca Recebi O Adcional De Periculoidade( Risco de Morte )
    Nunca Recebi O Vale Refeição,
    Nunca Recebi Horas Extras
    Só Recebi 210,00 De Férias Como Sabemos Férias É Um Salário Mais Um 1/3 e 300,00 De 13º Nessa Empresa Os Viilantes Que Trabalham No scritório Dela Eles Orientam Os Vigilantaes A Trabalharm Sem Uniforme Para A Fiscalização Não Perceber Que Eles São Vigilantes,Aqui No Nordeste Anda Tem Muito Trabalho Escravo,Nessa Empresa Quem Reclama Seus Direitos Podem Até Ser Morto, Aguardo Uma Resposta Dos Srs.

    Reply

    • Renato Duarte Plantier

      17 julho, 2012 at 9:44 pm

      Olá, Sr Venceslau. Não sei muito o que indicar, afinal, é assunto complicado. É evidente que os direitos trabalhistas não foram respeitados. Porém, atenção! Segundo a lei, as denúncias feitas ao MTE precisam ser de forma pública. Será que a vida vale o risco no Brasil que não tem lei, somente imposto? Aconselho o senhor a procurar o sindicato da categoria para saber como proceder.

      Reply

  2. Fagner Moreira

    19 julho, 2012 at 9:51 am

    Ola,meu Nome é Fagner Moreira,sou gerente comercial em uma loja de calçados em guarulhos,trabalho de segunda a sabado das 9:00 às 20:00 e os domingos das 9:00 as 14:00 fico até dois meses sem folgar,ganho 1.500,00 por mês,não recebo horas extras,nem vale refeição.estou aqui a pouco mais de um ano.nunca denunciei por medo do processo demorar muito pois sustento minha mãe que não pode trabalhar devido a um problema de coluna.Foi muito bom encontrar esse site pois agora posso ter ma opnião de alguem que entende do assunto.Fico aguardando uma Resposta.Obrigado

    Reply

  3. charles reis souza

    20 outubro, 2012 at 4:09 pm

    estou com um problema no meu pasep aposentei 22 anos de cadrasto pasep so consequi 05 saques a prefeitura com incompetencia de foncionarios falaram que eu nao tinha mais direito em saques de pasep e ele foi estinto como posso fazer pra receber alquem pode mim ajudar por favor obrigado

    Reply

  4. Paulo

    14 dezembro, 2012 at 5:47 am

    Estou trabalhando numa obra que falta EPI, nao sou registrado e corro risco constante. A empresa é de São Paulo e nem esta ai com os funcionário o engenheiro faz de conta que nem existimos. Essa obra fica na Bahia na rua Luiz Gonzaga na praça dos 46 próximo a uma loja chamada Essencia nao temos banheiro direito e a água é quente, estamos construindo um supermercado. Não consegui denunciar pelo site MTE por isso coloquei aqui para você me ajudar.

    Reply

  5. natanael dos santos

    1 novembro, 2013 at 9:36 pm

    os trabalhadores da prefeitura de mata de são joão na bahia esta sendo obrigado a trabalhar todos os domingos e feriado por um patrão chamado miguel lisboa.e quando alguem fala em não trabalhar os feriados e domingos porque não resebe horas extras ele fala em btar pra fora porque sabe da situação dos pobres trabalhadores q não tem outra opção de trabalho.as vezes tem q passar semanas loge de sua familia levando todos os dias na madrugadas da noite marmitas frias para ter q pegar transportes todos dias ganlhando um salario de miseria.espero q alguem tome uma atitude pra ajudar estes pobres

    Reply

  6. andreia

    6 junho, 2014 at 11:55 pm

    Olá,boa noite…então,eu trabalho em uma empresa(sorveteria)a dois anos,e assim,temos que lavar a loja todos os dias de manhã,e pra completar, temos que arrastar duas máquinas de sorvete,e ocorreu que o fio da maquina enrolou nas rodinhas,então ficou difícil e eu e mais dois colegas de trabalhos formos tirar o fio…ai ocorreu que ao levantar a maquina um pouquinho. Pois e muito pesada,ocorreu da máquina ir pra frente,e eu cai…conforme ela ter ido pra frente,ela bateu na prateleira e quebrou o visor de comando,pois meus chefes brigaram com a gente,e todos os meses descontam do nosso salario,e não incluem no contracheque…mais isso foi acidente de trabalho,não sei se estou errada,mais não temos obrigação de pagar… Me ajuda por favor…aguardo resposta. Obrigada.!!

    Reply

  7. andreia

    7 junho, 2014 at 12:04 am

    Olá…olha eu aqui de novo. Rs ..então estou a dois anos em uma empresa,e assim,vou entrar de férias em agosto, nas minhas férias eles querem me mandar pra são Paulo para fazer curso de gerente…isso esta certo.!?… A empresa e obrigada a pagar a passagem completa do funcionário,pois gasto R$10 por dia,mais eles so pagam R$6,então sou obrigada a tirar do meu bolso.
    …e os fios das máquinas de sorvetes ficam todos expostos,com caixa de energia aberta.. Posso denunciar isso.?! E denunciar a empresa pode levar a uma demissão por justa causa.??!… Socorro…e muita irregularidade pra uma empresa só…rs

    Reply

  8. maria rosilene dos santos

    22 junho, 2014 at 9:59 pm

    trabalho no sanatorio padre antonio manuel sou portadora de haceniase trabalho a 14 anos s/ carteira acinada somos ao todos 75 nao temos ferias decimo terceiro nao temos proteçao de nada e tambem o nome do hospital da mirueira eles falam que uma terapia para a gente nao atrofiar terapia agente trabalha 12 por 36 na chuva no sol mande alguem fazer uma visita eles vai ver agente c/caixa na cabeça muito pesada agente so vevi doente debaixo de sol e chuva sem proteçao nemhuma nao dao nem capa de chuva odiretor e jose carlos adimistradora maria porfilho agradeço se vinheri ver as comdiçao que a gente trabalha por favor venham logo estamos adoeceno estamos cançados tenho 51 anos nao to mais aguentano pelo amor de deus aguadamos a visita de voces

    Reply

  9. Antonio

    2 julho, 2014 at 6:42 pm

    Boa noite, minha esposa trabalha em uma empresa que não tem extintores de incêndio onde e como faço para denunciar sendo que ja foi dialogado com o empregador mas o mesmo não toma providencia. A muito risco de incêndio por papelão e outros materias faceis de inflamar.

    Reply

  10. debora

    22 julho, 2014 at 8:50 pm

    nesses casos nada melhor do que procurar um advogado trabalhista para resolver a situação de forma judicial ou obter as informações de como proceder.

    Reply

  11. leonardo brito souza

    16 novembro, 2014 at 9:07 am

    Trabalho na empreza eco green e por se do nordeste tou sofrendo muitas ameacas de morte pelo meu supv e muito precoceito por fav mim ajude o qe fazer

    Reply

  12. leonardo brito souza

    16 novembro, 2014 at 9:12 am

    Tou cendo ameacado e sofro muito preconceito por ser do nordeste nuca pedi demicao porq presizava deese empr

    Reply

  13. eloir machado

    9 janeiro, 2015 at 9:56 am

    trabalho na fabrica de moveis desde 12/03/2014 fuicontratado como auxiliar de operador de maquina ganhando 867.00 apos os 60 dias de esperiencia meu salario e de outros colegas deveria passar pra 920.00 so que nao ocorreu inves deles alterar esse base que nos ganhavamos eles pagam essa diferença por fora do contra cheque nosso 13°foi referente os 867.00nao sob os 920.00 sendo que a 1°parcela eles pagaram no dia 05/12/2014 e a 2°parcela foi paga so no dia 23/12/2014 e nossa ferias foi de 20 dias e foi sob os 867.00 nao sob os 920.00que seria pra ser nosso base e no final de ablil comecei como pintor de moveis mas nao houve alteraçoes em minha funçao e salario e tambem nao ganho insalubridade sendo que mexo com produtos quimicos como diluente;solvente e thiner ;outros colegas mexem com thiner pra fazer limpeza em geral e nao ganham insalubridade nesse caso oque pode ser feito seria posivel nos termos uma visita de um fiscal na empressa regale que localiza em saudades (sc) na av.brasil s n° na entrada da cidade proximo ao cimeterio obrigado eloir machado

    Reply

  14. carlos silva

    3 fevereiro, 2016 at 8:48 pm

    trabalho no deposito do mercado supermarckt em acari na rua avinida prefeito sa lessa n 621 fazenda botafogo, la eles nao pagam pericolosidade para os eletricista que trabalhao com alta tençao mexe com sub estaçaos que sao tres, horas extra eles paga por fora da folha de pagamento e muita coisas a mas

    Reply

  15. carlos silva

    3 fevereiro, 2016 at 8:57 pm

    estou 3 anos sem periculosidade de 30 por cento , trabalho no deposito do mercado supermarcket.na na fazenda bota fogo em acari rua prefeito sa lesa n 621 eles nao paga pericosidade a ninguem rio de janeiro

    Reply

  16. AMAURI APARECIDO DA SILVA

    14 julho, 2016 at 8:50 am

    OLA SOU AMAURI TRABALHEI POR 24 ANOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSA EM CONTATO COM GRACHAS ,OLEO SOLUPÁ ,LM obs COMO LAVADOR DEPOIS FUI PROMOVIDO A HIDRAULICA .
    TRABALHEI COMO MÊCANICO HIDRAULICO POR 16 ANOS USANDO PARAFUSADEIRA PNEUMATICAS DENTRO DE TANQUES DE ALTA PRESSÃO FAZENDO MANUTENÇÃO ,EXECUTADO TESTE TERMOSTATO USANDO PARAFUSADEIRA PNEUMATICA DE 1″POL 90 PSI REDE DE AR COM 110 BAR BEM SEI QUE ESTE BARULHO UTRAPASSA 110 DECIBÉS SEM CONTAR QUEESTAVA CONSTANTIMENTE EM CONTATO COM PRODUTOS QUIMICOS COM ACIDO SUFURICO AMÔNIA ANÍDRA BUTADIENO OUTRO AGORA FUI APOSENTAR O DOCUMENTO QUE A ENPRESA ME DEU CONTA QUE O RUIDO NÃO UTRAPASSA A 87 DECIBÉIS ,OQUE TENHO QUE FAZER ?

    Reply

  17. AMAURI APARECIDO DA SILVA

    14 julho, 2016 at 9:16 am

    OLA SOU AMAURI TRABALHEI 24 ANOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSA.
    8 ANOS COMO LAVADOR ;CONTATO COM GRACHAS ,OLEO .ETC.
    FUI PROMOVIDO A MECÂNICO HIDRÁULICO FUNÇÃO MANUTENÇÃO INTERNA E ESTERNA EM VASO DE ALTA PRESSÃO USANDO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA DE 90 PSI ALIMENTADA POR 110 BAR .
    EM CONTATO DIRETO COM PRODUTOS QUÍMICOS COMO ÁCIDO SUFÚRICO AMÔNIA ANIDRA ,BUTADIENO E OUTROS .
    AGORA QUE FUI ME APOSENTAR O PPP CONSTA O RUIDO ABAIXO DE 87 DECIBÉIS .
    O QUE PODE SER FEITO ?.

    Reply

  18. RODRIGO

    15 julho, 2016 at 4:13 pm

    JÁ FIZ VARIAS DENUNCIAS NO MPT E NÃO RESOLVERAM NADA FGTS DA FIRMA QUE NÃO DEPOSITA A MAIS DE UM ANO.

    NÃO TEM MAIS COMO DENUNCIAR.

    MINISTÉRIO DO TRABALHO NÃO RESOLVEU MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO NÃO RESOLVEU CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NÃO RESOLVEU.

    Reply

  19. renilson

    16 julho, 2016 at 6:19 pm

    eu trabalho na empresa spm construtora de obra e aqui tem muitas coisa errada aqui no mato grosso são felix do araguaia

    Reply

  20. renilson

    16 julho, 2016 at 6:27 pm

    eu vim da Bahia pra trabalhar aqui qualquer coisa eles quer da justa causa e advertencia aqui precisa de uma visita do ministerio do trabalho

    Reply

  21. Claus

    18 julho, 2016 at 9:24 am

    Gostaria de saber. Numa fabtica de colchões c grande riscos de acidentes, com mais de 150 funcionários, não tem um técnico de segurança do trabalho o dia todo. Ta certo? O técnico mora em outro estado vem de vez em quando.
    E se alguém se machucar?

    Reply

  22. Cristina

    18 julho, 2016 at 3:10 pm

    Boa tarde
    Tenho uma filha que recebe pensão de um dos funcionários da empresa mas o funcionario fez acordo junto a empresa para pagar uma pensão menor e ainda continua trabalhando sem registro mas recebé o mesmo valor de salário ganha até mais pois não tem descontos e o dono da empresa não está pagando os impostos devidos pelo funcionário … Por favor alguém pode me dar alguma orientação

    Reply

  23. Simone

    21 julho, 2016 at 6:32 am

    Bom dia gostaria de informar que a empresa que presto serviços, paga mensalmente uma variável de R$150,00 por absentismo.
    Agora recentemente querem aplicar descontos na variável em cima de erros individual e por equipe, Pois afirmam que a empresa tem recebido multa por folha de ocorrência e eles querem repassar esses valores para os funcionários descontando da variável o que não é justo.
    Precisamos de ajuda nesse caso para que não sejamos lesados nos nossos salários.

    Grata.

    Simone Angelini.

    Reply

  24. maria

    22 julho, 2016 at 2:39 pm

    ola boa tarde eu quero denunciar uma empresa por trabalho escravo,mas antes preciso saber se esse site é seguro,se realmente vão conferir o que estou dizendo?

    Reply

  25. Ana Paula Silva

    29 julho, 2016 at 10:14 am

    Olá meu nome é Ana Paula e trabalho em uma empresa de alimentação , onde passei taxa de serviço porém não recebemos nem um terço do que arrecadamos, o salário recebemos parcelado, tem funcionários sem registro , nenhum funcionário possei exames médicos, e agora pararam de fornecer a alimentação, e trabalhamos 9 horas diárias ! O que eu posso fazer?

    Reply

  26. jose edmilson batista das chagas

    29 julho, 2016 at 11:03 am

    Bom dia só queria tirar uma duvida se estou errado o certo faltei numa terça e segunda foi feriado a empresa pode descontar este dia do feriado segundos os relatos do rh tem o direito de descontar o feriado .
    fico no aguardo obrigado .

    Reply

  27. mayara

    3 agosto, 2016 at 12:27 am

    porque trabalho em uma empresa que só os filhos do dono tem a carteira assinada e outra coisa ele não dar nem um tipo de equipamento quando algum fucionario fica doente ele não dar o remedio o local não é seguro o ministerio do trabalho ja veio aqui na empresa dele mais não deu em nada.essa empresa fica na zona rural de santaluz no interrior da bahia

    Reply

  28. leandro

    10 agosto, 2016 at 5:21 pm

    Sou trabalhador rural no corte de cana gostaria de saber se alem de uma empresa tratar seus funcionarios como escravo mantendo em uma pessima alimentacao eles os obriga os funcionarios que vem de outras regioes tirarem um comprovante de residencia para eles nao asumir com os gastos dos peoes como aluguel agua energia alimentacao e para completar leva 40 dias para pagar os funcionarios que nada podem falar por causa das ameacas de serem dispensados sem falar no tempo que leva para pagar as recisoes .

    Reply

  29. Leonardo thomaz pessanha

    10 agosto, 2016 at 7:00 pm

    Fucionarios da empresa turisgua nao estao recebendo as ferias. E o pagamento.fgts nao estao pagos.

    Reply

  30. Jamile Santos

    25 agosto, 2016 at 1:14 am

    Oi eu sei de um empresa que está inregular,os funcionários não são registrados trabalha horas a mais por lei,so tem folga uma vez por mes os funcionários trabalha seus horários e é obrigado a continuar trabalhando a noite

    Reply

  31. Jefferson

    7 setembro, 2016 at 8:01 pm

    um parente trabalha num hotel e esta com salario atrasado a mais de um ano eles nao paga o inss nen um tipo de seguro o almoço dos funcionario e sobra de clientes do dia anterior nao tem lugar para sentar eles se quizer senta nas escadas ou come em pe eles ainda acha ruim se cobrar o salario

    Reply

  32. Ivanilson dias Soares

    16 setembro, 2016 at 11:21 am

    Olá bom dia estou trabalhando em uma empresa que paga o salário abaixo do mínimo da categoria o que fazer pra regularizar essa situação

    Reply

  33. Sueli da silva

    23 novembro, 2016 at 4:39 pm

    Trabalho numa loja de móveis ..nessa loja nao temos ponto eletrônico trabalhamos de sábado o.dia todo nao recebemos hora extras nem quando trabalhamos a noite e nao pagam o piso de vendedor…só las lojas de bauru e avare que pagam o piso pq.o sindicato fica na cola..ja conversamos mais eles só enrolam…queria saber o que faço

    Reply

  34. kelle oliveira

    6 dezembro, 2016 at 10:28 am

    sou eu de novo kelle……ele mim pirraça,meu gerente joga tudo o que acontece pra cima de mim e eu mim estresso muito todos os dias…..

    Reply

  35. Paulo

    4 janeiro, 2017 at 10:22 am

    Entrei em uma empresa desde 2013 e essa mesma empresa já mudou a razão social 3 vezes, as duas últimas pararam de depositar o meu FGTS e a atual não tem nenhum funcionário cadastrado nela e por eles pagarem a gente por semana, eles não pagam o 13º salário alegando que tem mês que tem 5 semanas, e a minha carteira profissional está desatualizada e não recebo mais contra-cheques à uns dois anos e somos obrigados à mentir quando chega alguém da justiça aquí na empresa, o que devo fazer?

    Reply

  36. Izabel

    5 janeiro, 2017 at 9:26 am

    Olá me chamo Izabel trabalho em uma panificadora em Curitiba Paraná.
    gostaria de saber se existe alguma regra ao empregador de quantos dias úteis eles têm para fazer o pagamento dos seus funcionários e se é normal o empreempregador deixar vencer até 3 férias para daí pagar a primeira.preciso muito saber sobre essas informações obrigada.

    Reply

  37. veide

    25 janeiro, 2017 at 8:26 am

    trabalho em um partido politico q nao tem sindicato quero saber se pode isso?

    Reply

  38. Marcio Rogerio Candido

    18 junho, 2017 at 1:50 pm

    Pessoal, boa tarde!

    Alguém já ouviu falar nesta empresa Wiecon consulting company.
    A mesma, tem entrado em contato comigo, referente um trabalho fora do País, no entanto demonstrei muito interesse.
    Eles solicitaram algumas documentações etc etc.
    Mande cópias, inclusive do meu passaporte.
    Em seguida, ele me mandaram o contato de trabalho, assinei e mandei para empresa.
    Em seguida, eles me solicitaram para que eu pagasse uma taxa de 220,000 Dólares, em seguida p mim mandar o comprovante para que ele pudessem dar entrar com o consulado Americano, Visto etc.
    Minha preocupação, quem me garante que vou ter o trabalho?
    Preciso da ajuda de vcs, se alguém conhece amigos que já passou por isso.

    Reply

  39. Marcio Rogerio Candido

    18 junho, 2017 at 1:59 pm

    Pessoal bom dia!
    Será que alguém pode me ajudar.
    Recebi um convite de uma empresa para poder trabalhar fora do nosso País. No entanto, demostrei grande interesse na vaga.
    Até uma determinada altura, a conversa estava tomando uma grande proporção boa. Até então encaminhei as documentações, cópias de passaporte etc etc.
    Em seguida, eles me mandaram o contrato de trabalho, assinei e encaminhei-a p empresa. Wiecon consulting company
    Em seguida, ele me mandaram um formulário SD1 60, dizendo que tenho q preencher e mandar a eles para dar entrada no visto do consulado Amiricano, só que antes, eu teria que pagar uma taxa de 220,00 dólares (aproximadamente). Com isso já não gostei da conversa.
    A minha preocupação é. Quem me garante que após eu pagar este valor, eu vou ter o empresa?
    Me ajudem, alguém conhece esta empresa ou amigos que já passaram por isso?

    Reply

  40. webpage

    10 agosto, 2017 at 12:55 pm

    ATENÇÃO: Leia toda esta mensagem cuidadosamente!

    Reply

  41. Lucas Aparecido Amaro

    23 novembro, 2017 at 12:05 am

    Trabalho na empresa Ipanema Têxtil LTDA, das 14:05 às 22:20 , com uma hora de intervalo às 19:30 a 20:30 , não temos nem um 15 minutos de café, é proibido ter um momento de café, ou mesmo para os fumantes. É possível que proíba esse caso do funcionário ?. Porque o local é correria e perigoso ao mesmo tempo. Nesses períodos não conseguimos ficar um momento sem esse minutinho de café seria essencial para todos. ?

    Reply

  42. Lucas Aparecido Amaro

    30 novembro, 2017 at 9:42 am

    Ipanema Têxtil LDTA, não está totalmente seguro. Não é usado todos os meios de proteção. Fora que toma cada choque do tear com o exaustor. E dentro não aguentamos ficar pôr muito tempo , sempre precisamos sair pra fora tomar um ar, e a lançadeira temos que ficar esperto, sempre tem riscos de voar em nós. E como é muito calor temos que beber sempre água, maioria tá quente, mas não deixe de beber se não cai a pressão !

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…