
A falta de preparo profissional que acaba por gerar demissões sem justa causa é um problema histórico. O problema não pode ser resolvido somente com bolsas de estudo, mas sim com o fim da corrupção. Afinal, o que vale injetar verbas se as mesmas são desviadas? Confira! Mais de 40 milhões de demitidos sem justa causa em quatro anos. Ministro do Trabalho acredita que o principal fator está relacionado com a falta de preparo profissional.
Estes é o grande retrato do mercado de trabalho de uma das grandes economia do mundo. Os índices econômicos sobem junto com a demanda por novos trabalhadores capacitados, entretanto a educação permanece com passos muito lentos. Se todo o potencial produtivo fosse de fato uma realidade o país já estaria entre os grandes primeiros da lista. O ministro do trabalho confirma o verdito e passa implicitamente a problemática para o Ministério da Educação.
Segundo o Ministério do Trabalho foram demitidos 41,9 milhões de empregados sem justa causa. Os números são contabilizados de janeiro 2007 até agosto de 2011. Vale ressaltar que o valor se equivale a 57% do total de demissões em todo o período: 72,8 milhões.
O mesmo órgão público afirma que em 2011 ocorreram 6,8 milhões de demissões do gênero, sendo que aproximados 975 mil foram dispensas por justa causa.
De acordo com o ministro do trabalho, Carlos Lupi, o aspecto está intimamente relacionado com a falta de preparo profissional dos trabalhadores brasileiros, problemática que se estende por longas décadas. Surgem e desaparecem crises econômicas, mas o país continua perdurando nesta situação, como se uma ordem superior não permitisse com que a grande população encontre finalmente o caminho da emancipação profissional.
“O nível de demissão sem justa causa está muito alto e precisa ser acompanhado de perto. Acho que pode estar ligada à falta de qualificação profissional, que vem se confirmando como um grande gargalo no desenvolvimento pleno do Brasil”, afirma Lupi.
De certa forma o ministro está correto em afirmar com bastante clareza o que grande parte da cidadania já sabe. Entretanto, o que falta mesmo é uma citação pragmática condizendo que a corrupção está com seus dias contados na área da educação.
De fato, a esperança reside na presidenta Dilma que entre outros planos almeja acabar com os roubos existentes no nosso erário para finalmente nos tornarmos independentes destes espectros do passado.
Contratações: A título de informação é interessante analisar que as contratações durante os quatros últimos anos foram de aproximadamente 80 milhões, onde 12,8 são profissionais que assumiram os seus primeiros empregos.
Leia mais:
Dicas para denunciar despedimento sem justa causa
Foto: Antonio Rochaainsf no Picasa