
Seja para passar em um vestibular ou concurso público, estudar é uma tarefa que exige bastante empenho, disciplina e dedicação. Por isso, em meio ao afã de absorver todo o conteúdo pedido, alguns estudantes acabam descuidando da saúde e adoecendo, o que pode prejudicar seu desempenho nos exames finais.
Quer continuar estudando sem perder a saúde? Confira as dicas que damos abaixo:
- Tenha certeza de que é isso que você deseja
Ter uma meta que se deseja muito alcançar é a chave do sucesso para a aprovação. Estudar apenas porque é preciso não ajuda em nada: você precisa entender a importância deste ano para o seu projeto final e cair de cara nos livros cheio de vontade para aprender e sabendo disciplinar seu tempo. Mire naquilo que você deseja e siga em frente!
- Durma bem
O cérebro precisa repousar por, pelo menos, 6 horas, para que ele tenha tempo de gravar o que foi estudado durante o dia. Além disso, geralmente quem não dorme bem permanece com sono durante todo o dia, o que certamente irá atrapalhar seu rendimento nos estudos.
- Curta a vida
Por mais focado que você esteja em estudar, sua mente e seu corpo precisam de pelo menos um dia para relaxar e recompor as energias gastas nas horas de estudo. Este tipo de descanso ajuda a retomar os livros com mais fôlego e disposição do que se continuasse apenas estudando por horas a fio.
- Mexa-se
Essa é uma verdade que a maioria das pessoas só acredita na prática, mas vale a tentativa: para momentos de grande estresse e tensão prolongada, nada melhor do que a prática de um exercício. Esse conselho serve especialmente para quem estuda por horas a fio e geralmente vive entre os sentimentos de ansiedade e frustração.
Exercitar-se aumenta os níveis de serotonina no corpo que é a substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar, além de ajudar a anuviar a mente e a descansar o cérebro dos estudos incessantes.
- Alimente-se de forma correta
Cuidar do organismo é essencial para um bom resultado nos exames, pois ele é a “máquina” que mantêm o cérebro funcionando. Opte sempre pelo consumo de alimentos saudáveis e nutritivos e não exagere no consumo de guloseimas e fast foods, que a longo prazo podem prejudicar seu desempenho.
- Não se esqueça da hidratação
Como cuidar do corpo é um passo importante para o sucesso nos estudos, a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia não poderia passar despercebida. Seu consumo regular pode aprimorar a atividade cerebral e traz outros benefícios ao organismo.
Foto: celeritiesaustralian.blogspot.com