Home Formação Manter-se Atualizado? Pós-graduação! Não Acomode-se na Profissão!

Manter-se Atualizado? Pós-graduação! Não Acomode-se na Profissão!

4 min read
0
Mantenha-se atualizado

Como manter-me atualizado? Com alguns anos de profissão, a tendência é que o profissional naturalmente adquira mais segurança sobre as suas capacidades e competências no dia a dia do exercício do seu emprego.

Mas o que acontece com frequência e que precisa ser evitado a todo o custo é aquele sentimento de acomodação que surge, quando muitos profissionais acham que não existe mais possibilidade de crescimento na carreira, que você já possui todos os requisitos necessários para continuar na sua posição e que não só quem está começando agora é que precisa se preocupar em “correr atrás”.

Ledo engano. No atual mundo corporativo ninguém mesmo, tem lugar garantido no mercado de trabalho, basta lembrar-se do caso Steve Jobs, demitido da empresa que ajudou a fundar. Por isso é preciso lutar com todas as forças para não cair na zona de conforto e estar por dentro daquilo que acontece na sua área profissional.

Veja algumas dicas:

Reavalie o seu modo de ver a profissão: talvez o aspecto mais importante. Faça-se as seguintes perguntas: estou feliz fazendo o que faço? Confira sobre cursos à Distância clicando aqui.

Se sim, pense em como você pode produzir melhor, aprendendo novas técnicas de gestão ou se atualizando. Se não, reavalie o seu caminho até agora e veja se a situação melhoraria com uma “sacudida” na sua vida ou se é o caso de mudar de profissão.

Aprenda sempre: por mais décadas de experiência que você tenha, sempre existirá algo, por mais básico que seja, que você não conhece. Tenha humildade para reconhecer isso e procure aprender constantemente.

Faça cursos, participe de seminários e pense em encarar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado. Além do conhecimento acumulado, você acaba por desenvolver uma rede de contatos que sempre pode ser muito útil no futuro.

Leia: sobre o que acontece no mundo, as notícias mais recentes da sua profissão e para o lazer. É muito importante estar constantemente atualizado. Faz bem para o cérebro, além de transmitir uma sensação de credibilidade muito bem vista.

Retome o network: comece com os funcionários da sua própria empresa que trabalham na sua área. Chame-os para um café e converse informalmente sobre a vida profissional. Procure os colegas de faculdade que se mantiveram na mesma área e chame-os para um almoço de confraternização. Participe de cursos e seminários da sua área e não perca o contato com os participantes. É trabalhoso?

Sem dúvida. Mas traz resultados muito interessantes.

Foto: Beau-Lark no Corbis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …