
O’Reilly, Chatman e Caldwell (1991) desenvolveram modelo baseado na crença de que as culturas podem ser distinguidas por valores reforçados dentro das organizações. Eles teorizaram o modelo do perfil da cultura organizacional (OCP), uma ferramenta que faz distinções de acordo com sete categorias – Inovação, estabilidade, respeito às pessoas, orientação, atenção aos detalhes, equipe que orienta e agressividade.
O modelo também é adequado para medir o desempenho e os efeitos da cultura organizacional. Valores empregados são mensurados em relação aos da organização para prever as intenções dos funcionários em permanecer no posto e prever volume de negócios. Isso tudo feito por meio de instrumentos, como o OCP, por exemplo.
Daniel Denison: Cultura Organizacional
O modelo de Daniel Denison (1990) afirma que a cultura organizacional pode ser descrita por quatro dimensões gerais:
- Missão: Direção estratégica, intenção, metas, objetivos e visão.
- Adaptabilidade: Criação de mudança, foco no cliente e aprendizagem Organizacional.
- Envolvimento: Equipe de orientação e capacidade de desenvolvimento.
- Coerência: Valores, acordos, coordenação e integração.
O modelo de Denison também permite às culturas descreverem os focos, bem como serem flexíveis. A ferramenta tem sido usada para diagnosticar problemas culturais nas organizações.
Deal e Kennedy: Definição de cultural organizacional
Deal e Kennedy (1982) definiram a cultura organizacional como a maneira das coisas serem feitas. Elaboraram modelo baseado em quatro tipos diferentes de organismos:
- Cultura do trabalho duro: Rápida resposta / recompensa e baixo risco, resultando em estresse proveniente de quantidade de trabalho.
- Cultura machista: Isto tem rápida resposta / recompensa e alto risco, resultando no estresse proveniente de alto risco e potencial de perda / ganho. Concentra-se no presente e não no futuro ao longo prazo. Exemplos: Policiais, cirurgiões e esportes.
- Cultura do processo: Isso tem retorno lento / recompensa e baixo risco, resultando no seguinte – trabalho laborioso, conforto e segurança. Estresse que vem de política interna do sistema. Desenvolvimento de burocracias e outras formas de manter o status quo estão no quadro. Foco na segurança do passado e do futuro. Exemplos: Bancos e companhias de seguros.
- Cultura da aposta: Isso tem retorno lento / recompensa e alto risco, resultando no seguinte: O estresse proveniente de alto risco e atraso antes de saber se as ações estão sendo recompensadas. A visão de longo prazo é tomada, mas depois de muito trabalho fica colocada a garantir que as coisas aconteçam como planejado. Exemplos: Fabricantes de aeronaves, empresas de petróleo.
Foto: masterguapohacker.blogspot.com