
É uma descoberta difícil, mas o jogo pode ser revertido caso você deseje colocar sua carreira novamente em movimento. Basta planejamento, foco e força de vontade para ir em frente:
Seja sincero consigo mesmo: ao perceber que sua trajetória corporativa não está seguindo o caminho previamente traçado por você, não tente tapar o sol com a peneira, pensando que superestimou suas metas ou por qualquer outro motivo.
Sente-se com seu planejamento de carreira e confira o que anda fazendo de certo e de errado. Caso os erros ganhem uma proporção relevante, veja de que forma pode corrigi-los e redefina sua meta. Mais vale esse baque inicial do que só se dar conta quando a situação estiver bem mais grave.
Não tenha medo de aventuras: muitos são os profissionais bem preparados e com potencial que acabam se estagnando pelo receio de encarar novos desafios, o que geralmente é um erro, pois são esses momentos que costumam dar sentido ao que fazemos.
Lembre-se que, independente da aventura profissional que a vida te coloca, você não estará sozinho e poderá contar com auxílio até mesmo de pessoas ou lugares inimagináveis.
Aprenda sempre: muitos são os profissionais que após o término da pós graduação ou mestrado ficam com a sensação de dever cumprido e param de estudar. Conclusão que, a longo prazo, irá se mostrar danosa à vida profissional.
Seja por meio de cursos rápidos, seminários, outras graduações ou até conversas rotineiras, o profissional não pode desviar seu foco do aprendizado, que deve ser uma meta para toda a vida.
Encare as mudanças de frente: seja uma mudança de chefe, de empresa ou de área, não deixe que esse tipo de medo te prenda a uma posição inferior.
Ao ser informado de uma mudança, reflita consigo mesmo quais benefícios e impactos ela irá trazer ao modo como você desempenha sua função e já comece a traçar um plano de adaptação. Esteja sempre um passo à frente.
Invista nas habilidades de gestão: um líder de fato é a pessoa que além de conhecer o modus operandi da profissão sabe lidar e gerenciar crises e conflitos externos e internos. Aposte no desenvolvimento dessas capacidades e sua ascensão profissional já estará com meio caminho andado.
Foto: blog.gibraltarrisk.com