Home Formação Novo programa leva professores para capacitação na Inglaterra

Novo programa leva professores para capacitação na Inglaterra

4 min read
2
Primeiro programa que leva professores para capacitação na Inglaterra oferecida pela Capes

No ano de 2011 aconteceu o primeiro programa que leva professores para capacitação na Inglaterra oferecida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Iniciativa direcionada para ampliar a quantidade de profissionais que trabalham com educação básica.

Com este intuito, governantes almejam criar mais oportunidades para os professores brasileiros do ensino básico, profissão que diariamente demonstra muita oferta de trabalho para poucos profissionais formados. Isto ocorre justamente porque as renumerações para esta classe de profissional no Brasil ainda continua muito baixa perto da renda que os mesmos merecem. Vejo o novo programa que leva professores para capacitação na Inglaterra. Projeto em parceria com o IOF (Instituição de Educação da Universidade de Londres).

Programa Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem

Este projeto possui ampla cooperação internacional entre grandes nações do mundo no intuito de apoiar a diversidade das doutrinas existentes em cada região. Neste sentido, este projeto serve como um dos grandes estímulos para professores inclusive em terras nacionais. Com maior qualidade na formação dos professores do ensino básico maior será a chance das futuras gerações agregarem aprendizados de primeira linha.

As inciativas de cooperação internacional neste sentido se proliferam em diversas regiões do mundo. No primeiro ano de sua implementação foram oferecidas 45 vagas onde para professores que cursam aperfeiçoamento na linguagem em UT (Understanding Teaching) e LL (Leading Learning), sendo que cada módulo concluído corresponde a um módulo mestrado na Universidade de Londres.

Interessante notar que a Capes financia todos os custos relacionados com deslocamento, alimentação e hospedagem dentro de todo o programa da etapa internacional dentro da cidade londrina, sendo o deslocamento terrestre nacional também custeado pela instituição.

Os inscritos no programa também estão assegurados quanto à futura necessidade de médico uma vez que também é concedido auxílio-saúde. Vale ressaltar ainda que os pagamentos das passagens aéreas de todos os pagamentos de taxas geradas no ambiente escolar também entram no pacote da bolsa custeada pela Capes.

Um aspecto que assegura toda viabilidade do projeto está na sólida parceria existente com o instituto londrino e a instituição que organiza e patrocina esta bolsa que cobre praticamente todos os custos que podem existir em qualquer viagem internacional direcionada principalmente para realizações de estudo.

Este selo de amizade esta presente inclusive no Programa de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. Todos os programas existentes entre as duas instituições são coordenados pela DRI (Diretoria de Relações Internacionais) da CAPES.

Leia mais programas:
PROGER: Programas de Geração de Emprego e Renda

2 Comments

  1. Fabio Freitas

    22 março, 2012 at 10:37 am

    Olá Renato,

    Onde posso encontrar mais informações sobre o novo programa?

    Obrigado.

    Reply

  2. Renato Duarte Plantier

    22 março, 2012 at 12:24 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…