Home Mercado de trabalho O Mercado de Trabalho no Mato Grosso do Sul. Vagas no Mato Grosso

O Mercado de Trabalho no Mato Grosso do Sul. Vagas no Mato Grosso

4 min read
0
Mercado de Trabalho no Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul possui 250 mil trabalhadores com mais de 65 anos no mercado de trabalho. A cada dia que passa o mercado de trabalho brasileiro demonstra sinais de estar com as portas abertas para trabalhadores com idade avançada. A experiência dos mesmos é muito bem vinda em diversas áreas profissionais. Principalmente no país atual que nunca demandou tanto trabalho preparado. A evolução da economia esta intimamente ligada com este aspecto, sendo que os mais velhos fazem parte crucial do processo, seja para aumentar a produção ou ensinar as técnicas para os mais jovens.

Durante a vida profissional o momento da aposentadoria é bastante esperado por grande parte da população. Entretanto, depois de alguns dias parados logo surgem necessidades relacionadas com a saudade da rotina trabalhista ou mesmo de ordem financeira, afinal, a aposentadoria do Brasil é realmente de se lastimar. O valor recebido é muito baixo, a maioria da população registrada possui dúvidas se vale a pena mesmo pagar a Previdência Social toda vida para receber poucas quantias na velhice, fora a burocracia que todo processo engloba.

A expectativa de vida aumentou consideravelmente em terras nacionais. Neste sentido, os cidadãos sentem necessidade de continuar com a mente ativa, pois existem longas décadas pela frente, principalmente para quem possui ou cuida avidamente da saúde.

O senso 2010 do Mato Grosso do Sul diz que no mercado de trabalho do estado existem 115.656 homens e 123.705 mulheres com idade ativa. São contabilizados apenas os trabalhadores CLT, ou seja, os que trabalham informalmente estão fora da estatística.

Grande parte desta população de trabalhadores mora sozinho, ou não possuem tantos membros familiares à disposição. Pagar diversas contas recebendo apenas um salário mínimo de aposentadoria é praticamente impossível. Neste sentido, a necessidade também é outro aspecto fundamental para o aumento significativo desta taxa.

Os especialistas indicam que o sentimento de ser útil à sociedade pode aumentar consideravelmente a expectativa de vida da população acima dos 65 anos. Neste sentido, gerar emprego para pessoas com idade avantajada que gozam de toda saúde física e mental para exercer as atividades é fundamental para colaborar também para uma sociedade melhor e mais feliz.

Amaturidade é um dos grandes elementos procurados pelos selecionadores de vagas. As empresas possuem receio de contratar candidatos que possuem perfil para abandonar o cargo em qualquer momento pelos mais diferentes motivos evidenciados. Fator este que dificilmente acontece com os funcionários mais maduros.

Leia mais:
Como conquistar emprego depois dos 40 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…